HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

05/08/2020
1º EM recebe professor Dick em aula de Geografia para bate-papo sobre correntes marítimas

A aula remota de Geografia do professor Fábio Mutti com o 1º ano do Ensino Médio nesta quarta, 5, contou com a presença de um convidado especial: o professor Dick Fraser. Fábio viu na aula sobre climatologia a oportunidade enriquecedora de compartilhar com os alunos as experiências de Dick no litoral do Brasil e em outros países, navegando como tripulante e vivenciando a atuação das correntes marítimas.
 
 
O grupo conversou sobre a influência das correntes marítimas no clima, nas rotas de navegação e até na ocupação de determinados territórios. Dick usou o Google Earth, uma de suas ferramentas digitais preferidas, para apontar, junto com Fábio, onde estão localizadas algumas das principais correntes marítimas do mundo, como a Corrente do Golfo e a Corrente de Benguela. O Google Apresentações foi outro suporte digital usado na aula, que aconteceu via Zoom em virtude da pandemia de Covid 19. 
 
As correntes marítimas são massas de água que se movem em determinada direção nos oceanos e mares. Essas massas têm características específicas de cor, temperatura e salinidade, que são independentes das águas por onde passam. Suas características influenciam, por exemplo, no clima das regiões próximas. “A Corrente do Golfo é uma corrente de água quente. Um país que esteja na mesma latitude que ela pode estar com a temperatura de -10º C, mas a temperatura sobre a corrente será, em média, 10ºC mais alta. É uma diferença muito grande! Por causa dessa característica, em algumas pequenas ilhas da Grã-Bretanha, a população consegue montar jardins com plantas tropicais”, contou Dick.
 
 
Correntes frias, como a de Benguela, geram desertos. São exemplos o Kalahari, o deserto da Namíbia e Saara. Já correntes quentes, como a Corrente do Brasil, geram florestas. “Outro exemplo é a Corrente de Humboldt, próxima ao Chile. É uma corrente muito fria e, quem já foi ao Chile, deve ter percebido que as praias do país têm a água muito fria”, explicou Fábio.
 
 
Lembrando suas experiências no mar, Dick falou sobre sua viagem num veleiro entre a Nova Zelândia e as Ilhas Fiji. “Foram mil milhas, demoramos 10 dias para ir da Nova Zelândia até as Ilhas Fiji”, disse. Ele também falou um pouco sobre suas viagens pelo litoral brasileiro, onde navegou pelas regiões de Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Abrolhos e Rio de Janeiro. “Viajei como tripulante, mas quando você está num barco, todo mundo participa das tarefas”, comentou.
 
Que super aula, galera! Obrigado, Dick! Obrigado, Fábio! Obrigado, 1º EM! A gente torce por mais encontros assim.

 



 
1 comentário(s) para esta notícia.
 
20/08/2020 às 10:24:21
veronica
Que pena nao saber antes sobre a aula. Gosta muito esse tipo de assunto. Boa ideia Fabio!


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, Salvador (BA), CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br