HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

27/07/2020
5º ano estuda vida e obra de Tatiana Belinky, autora de mais de 250 livros

"Ser criança é dureza
Todo mundo manda em mim
Se pergunto o motivo, 
Me respondem ‘porque sim’. 
 
Isso é falta de respeito, 
‘Porque sim’ não é resposta, 
Atitude autoritária 
Coisa que ninguém gosta! 
 
Adulto deve explicar 
Pra criança compreender 
Esses ‘podes’ e ‘não podes’, Pra aceitar sem se ofender! 
 
Criança exige carinho, 
E sim! Consideração! 
Criança é gente, é pessoa, 
Não bicho de estimação!"
 
Você conhece os versos acima? Esse é um dos muitos poemas escritos por Tatiana Belinky, autora talentosa e premiada cuja obra os alunos do 5º ano estão conhecendo melhor. A turma vai dar início à leitura do livro “Transplante de Menina”, escrito por Tatiana, e, antes de mergulhar na história, os alunos estão aprendendo um pouco mais sobre quem a escreveu.
 
 
“Sempre antes das leituras compartilhadas, apresento o autor e conversamos sobre algumas obras. Dessa vez eu inverti. Ao invés de ficar sob a minha responsabilidade apresentar a autora, os alunos buscaram informações sobre ela e socializaram com toda a turma”, explicou a professora Melina Endraos.
 
 
Usando a criatividade para preparar as apresentações em diferentes formatos, os alunos trouxeram muitas informações sobre a escritora. Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo, na antiga União Soviética e veio para o Brasil ainda criança. Durante toda sua vida, escreveu mais de 250 obras de literatura infanto-juvenil. Sabe o que mais Tatiana fez? Ela e seu marido foram responsáveis pela primeira adaptação de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, para a televisão. Legal, né?!
 
 
“Para mim, a riqueza maior foi a diversidade de apresentações que tivemos: desenhos, vídeos, cartazes, exposição oral e até poemas. Nessa pesquisa, alguns puderam perceber que já conheciam obras dessa autora e citaram algumas delas, como ‘Diversidade’, ‘A operação do tio Onofre’ e ‘O grande rabanete’”, disse Melina.
 
Confira, abaixo, alguns dos trabalhos apresentados pelo 5º ano:
 
 

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, Salvador (BA), CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br