27/07/2020

"Ser criança é dureza
Todo mundo manda em mim
Se pergunto o motivo,
Me respondem ‘porque sim’.

Isso é falta de respeito,
‘Porque sim’ não é resposta,
Atitude autoritária
Coisa que ninguém gosta!

Adulto deve explicar
Pra criança compreender
Esses ‘podes’ e ‘não podes’, Pra aceitar sem se ofender!

Criança exige carinho,
E sim! Consideração!
Criança é gente, é pessoa,
Não bicho de estimação!"

Você conhece os versos acima? Esse é um dos muitos poemas escritos por Tatiana Belinky, autora talentosa e premiada cuja obra os alunos do 5º ano estão conhecendo melhor. A turma vai dar início à leitura do livro “Transplante de Menina”, escrito por Tatiana, e, antes de mergulhar na história, os alunos estão aprendendo um pouco mais sobre quem a escreveu.

“Sempre antes das leituras compartilhadas, apresento o autor e conversamos sobre algumas obras. Dessa vez eu inverti. Ao invés de ficar sob a minha responsabilidade apresentar a autora, os alunos buscaram informações sobre ela e socializaram com toda a turma”, explicou a professora Melina Endraos.

Usando a criatividade para preparar as apresentações em diferentes formatos, os alunos trouxeram muitas informações sobre a escritora. Tatiana Belinky nasceu em São Petersburgo, na antiga União Soviética e veio para o Brasil ainda criança. Durante toda sua vida, escreveu mais de 250 obras de literatura infanto-juvenil. Sabe o que mais Tatiana fez? Ela e seu marido foram responsáveis pela primeira adaptação de “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, de Monteiro Lobato, para a televisão. Legal, né?!

“Para mim, a riqueza maior foi a diversidade de apresentações que tivemos: desenhos, vídeos, cartazes, exposição oral e até poemas. Nessa pesquisa, alguns puderam perceber que já conheciam obras dessa autora e citaram algumas delas, como ‘Diversidade’, ‘A operação do tio Onofre’ e ‘O grande rabanete’”, disse Melina.

Confira, abaixo, alguns dos trabalhos apresentados pelo 5º ano: