HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

13/02/2020
Aluna de intercâmbio vence concurso de poesia no Canadá com homenagem à mãe

A aluna Maria Fernanda Reis, do 3º ano do Ensino Médio, que está em intercâmbio no Canadá, teve um de seus poemas premiados no OSSTF Student Achievement One Strong Woman. O texto “Fabiana”, escrito em inglês, é uma homenagem de Maria Fernanda a sua mãe, Fabiana. A cerimônia de premiação será realizada em março. 
 
Clique aqui para conferir o poema completo, em Inglês e Português
 
 
Maria Fernanda estuda no Anglo desde o 2º ano do Ensino Fundamental, e conta que teve seu primeiro contato com a poesia aqui: “Lembro que, no meu 8° ano, recebemos um cordelista na aula de Português e cada aluno teve que escrever seu próprio cordel. Escrevi sobre as estrelas e fiquei muito orgulhosa do resultado final. Depois disso, escrevi mais alguns textos em casa, mas, parei. Passei um bom tempo escrevendo somente prosa, porém, a semente da poesia já havia sido plantada”.
 
Ela voltou a escrever poemas no 1º EM e intensificou a prática no intercâmbio, com as atividades propostas pela professora de Inglês no Canadá, Ms. Meridyth Taylor. Maria Fernanda ganhou confiança e, hoje, compartilha seus poemas no Instagram (@sunshinenpoetry). A aluna gosta de escrever sobre suas experiências e percepções sobre o mundo. Seus temas preferidos são mudanças e crescimento, recorrentes na adolescência, e questões sociais, principalmente o feminismo, que foi a temática da competição.
 
 
Conta no Instagram na qual Maria Fernanda publica seus textos
 
A proposta do concurso era uma produção artística sobre uma mulher forte na vida dos participantes, que os inspirasse e incentivasse a seguir em frente. Maria Fernanda nem precisou pensar muito para saber sobre quem escrever. “Minha mãe é uma grande inspiração. Ela é uma pessoa forte, determinada, empática, independente, extremamente inteligente, divertida, amorosa, honesta... enfim, tudo o que eu quero ser! Como mãe, ela sempre foi surreal (a melhor, honestamente), priorizando meu bem-estar, minha felicidade e minha educação. Eu sempre quis que ela soubesse o quão grandes meu amor e admiração são, logo, quando soube do tema, ela veio automaticamente em minha cabeça. Eu vi o concurso como uma chance de mostrá-la o quão especial ela é, fazendo algo que eu amo”, disse.
 
 
Maria Fernanda e sua mãe, Fabiana
 
Além do papel da mãe como musa inspiradora, Maria Fernanda também ressaltou o ensino no Anglo como essencial para seu desenvolvimento como poetisa. A aluna ainda pontuou o quanto os professores foram importantes nesse processo, principalmente os de Português e Inglês. “A leitura e a produção textual de gêneros diversos sempre foram estimuladas pelos meus professores. A minha criatividade foi instigada e eu sempre me senti estimulada a ir além. O Anglo é um colégio que busca desenvolver não somente a excelência acadêmica, mas o lado humano de cada aluno. O colégio estimula para que você saia da sua zona de conforto e se coloque no lugar de milhares de pessoas, seja pelos livros diversos ou trabalhos sociais. O mais importante foi o desenvolvimento da minha visão de mundo. Eu sempre busco mostrar minhas opiniões na poesia e sei que muitas delas foram desenvolvidas no meu período no Anglo”, afirmou. 
 
Estamos emocionados? Sim! Estamos felizes? Demais! Parabéns, Nanda! Desejamos que você continue escrevendo porque seus versos são lindos, cheios de força e sensibilidade.
 
Foto: Acervo pessoal

 



 
5 comentário(s) para esta notícia.
 
19/02/2020 às 17:45:32
Antônio Celso do Amaral reis
A poesia tem uma linguagem forte, às vezes amena, com ênfase em sua visão, nas características da personagem central. Muito feliz na montagem e conteúdo. Parabéns (minha bi....kkkk) Nanda e aqueles que lhe orientaram.
17/02/2020 às 08:02:49
Danilo
Parabéns, Nanda!!
16/02/2020 às 12:46:09
Erivaldo Fernandes
Poetisa, sabemos que todas ":odeiam o ódio" e VC Fernanda, é exemplo....obrigado, Erivaldo
15/02/2020 às 00:07:20
Fabiana Lima
Muito orgulho da pessoa admirável que você é, Nanda! Parabéns ao Colégio, por trazer sempre novos desafios e possibilidades, instigando e estimulando seus alunos!
14/02/2020 às 15:32:38
Mauricio Oliva
Parabéns Nanda! Admiro seu talento!


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br