17/06/2019
Aluno do 5º ano monta circuito elétrico e acende lâmpada em casa

O aluno Gustavo Ribeiro, do 5º ano, ficou tão motivado e interessado por eletricidade e outros temas relacionados ao conteúdo estudado em sala de aula, que resolveu estender os conhecimentos para casa e continuar aprendendo na prática. Com a ajuda do pai, Joel, Gustavo montou um circuito elétrico e construiu três lâmpadas.

Gustavo trouxe seus experimentos para mostrar aos colegas e explicar o que aprendeu com eles. O aluno usou muito do que viu nas aulas, mas, também, adiantou alguns conteúdos com a orientação do pai. A ideia de Gustavo era fazer uma lâmpada parecida com a inventada por Thomas Edison, o cientista que criou a lâmpada elétrica.

“Eu reciclei um brinquedo eletrônico, peguei o interruptor dele que funcionava à bateria e já tinha dois fios conectados. Meu pai derreteu outros dois fios de cobre e conectou com os polos de duas pilhas”, explicou Gustavo.

Como estrutura, eles usaram um vaso plástico em formato de luminária, e colocaram uma lâmpada LED no interior para testar o circuito. “Usamos uma lâmpada bem fraquinha para a pilha não descarregar muito rápido”, disse o aluno. E não é que deu certo! A lâmpada acendeu!

Essa foi a terceira lâmpada, a que reuniu mais conhecimentos. As outras lâmpadas foram bem parecidas. Na primeira, por exemplo, a diferença foi a ausência do interruptor.

Parabéns, Gustavo! A gente curtiu muito a sua ideia!

02/07/2019 às 20:02:12
Augusto
Parabéns Gustavo! Você dispertou interesse por uma excelente área! No futuro tudo será movido por eletricidade ... contamos com sua contribuição no futuro como cientista ok?! 👏👏👏
02/07/2019 às 18:30:16
Rodrigo Fernandes
Esse menino é um gênio, parabéns Gustavo, vice é um menino promissor, iluminado por Deus.
02/07/2019 às 13:24:09
Vivien MacIver
Que orgulho Gustavo. Parabéns!!
02/07/2019 às 11:04:30
Tatiane Gubert
Parabéns Guto Pedro! Aprender é muito importante e colocar "a cuca" para funcionar nos torna mais criativos! Continue com suas experiências e seja muito, muito feliz! Bjs da mamãe.