29/10/2018
Alunos do 1º EM retomam projeto de conscientização para melhorar trânsito nos arredores do colégio

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio retomaram, na semana passada, o projeto Lição de Trânsito. O objetivo da iniciativa é mostrar, através de ações de conscientização, como motoristas e passageiros podem colaborar para garantir um trânsito melhor.

Todas as semanas, um grupo de alunos se posiciona na entrada do colégio, nos horários de saída e chegada, orientando a comunidade escolar quanto às atitudes mais adequadas para garantir fluidez e segurança nos momentos de maior circulação de veículos. “O que fazemos é trabalhar como agentes de trânsito. Iremos sinalizar as infrações, como parar no meio da rua para esperar seu filho (a) sair, abandonar o veículo em local não autorizado ou até causar algum tipo de transtorno”, explicou a aluna Maria Antonia Bandeira.

Ela explicou que, logo após a primeira etapa do projeto, iniciada no mês de julho, houve uma melhora significativa no trânsito. No entanto, como algumas situações negativas voltaram a se repetir, os alunos decidiram trazer a ação de volta. “Percebemos que a comunidade ainda não está totalmente acostumada a seguir as regras do trânsito, então, decidimos retomar o projeto e até mesmo conscientizar os próprios alunos de que eles também têm um papel fundamental nessa mudança. Afinal, é um trabalho pra melhorar a vida de todos nós”, disse a aluna.

Que tal relembrarmos algumas dicas para melhorar o trânsito na entrada do Anglo:

- Nenhum veículo deve ser estacionado ao longo do meio fio do lado direito da via, para que esse seja o espaço para embarque e desembarque;
- Nenhum veículo deve parar no meio da via para embarque ou desembarque de aluno uma vez que o meio da via deve ser exclusivo para o fluxo dos veículos;
- Os veículos devem ser estacionados somente ao longo do meio fio do lado esquerdo da via.

Nossa equipe de trânsito estará usando coletes laranja e vai interagir com os motoristas, pais e alunos. Lembrando que as lições passadas por essa turma podem ser estendidas a qualquer lugar onde estivermos. Afinal, o fluxo de veículos e pedestres faz parte da rotina de todos nós e, agir de forma consciente e pensando no coletivo, é um gesto cidadão.

Contamos com o apoio de todos!

Fotos: Ian Fraser