08/03/2018
Alunos do 7º ano testam suas habilidades como gestores públicos em projeto de Computação

Imagine que você é o prefeito da sua cidade e precisa garantir uma série de serviços à população que envolve as mais diferentes áreas: saúde, segurança, educação... Imaginou? Agora, que tal participar de um jogo virtual e ver se você se sairia bem na função? Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II fizeram isso. A atividade foi parte do projeto Cidadania Online, desenvolvido na disciplina de Computação.

Orientados pelo professor Danilo Ribeiro, os alunos testaram suas habilidades como gestores no “Jogo da Cidadania”, produzido pelo Instituto de Estudos Socieconômicos (INESC). “Nesse jogo, os alunos se tornaram gestores públicos de uma cidade e precisaram resolver dez problemas relacionados à educação, segurança e saúde, dentre outros, aplicando de forma eficiente a verba disponível”, explicou Danilo.

E o melhor é que qualquer pessoa pode participar do jogo, que está disponível para download neste link.

O Jogo da Cidadania foi apenas uma das atividades do Cidadania Online. Ao longo da unidade, as turmas vão usar os recursos da internet para ampliar o senso crítico e entenderem qual o papel do cidadão e como cada um pode contribuir para o bem-estar de todos. “O objetivo principal do Projeto Cidadania Online é fomentar o exercício da cidadania também na web (redes sociais, blogs etc.) e utilizar a tecnologia, principalmente os aplicativos, para aproximar o cidadão do poder público”, concluiu Danilo.