24/08/2020
Confira e-book de receitas saudáveis selecionadas pelo 8º ano em projeto de Ciências

Ficou difícil manter uma alimentação saudável e equilibrada em casa? As turmas do 8º ano estão aqui para dar uma forcinha. Nas aulas remotas de Ciências, os alunos analisaram rótulos de alimentos industrializados junto com a professora Juliana Abbehusen. Em seguida, eles apresentaram o resultado das análises e compartilharam receitas saudáveis, que foram reunidas num e-book para toda a comunidade escolar. A atividade é parte do projeto Você é o que você come.

Para compreender a importância de comer bem, os alunos estudaram sobre a pirâmide alimentar e sobre o que há por trás de biscoitos recheados, sucos de caixinha e outros alimentos industrializados. Apesar de saborosos, esses alimentos são ricos em carboidratos, aditivos químicos, açúcar refinado, gordura e outros elementos que, a depender da quantidade ingerida, podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Toda a composição está listada nos rótulos, mas é importante conhecer esses ingredientes e o que eles fazem no nosso corpo para saber exatamente o que estamos consumindo.

Depois de estudar sobre cada item dos rótulos, os alunos, divididos em grupos, apresentaram suas conclusões para os colegas e compartilharam uma receita equilibrada e bem saborosa que já tivessem experimentado. “A proposta era provocar os alunos para que eles pudessem ver que existem preparações gostosas e mais saudáveis que os alimentos cheios de açúcar, gordura, sódio e aditivos químicos como constam nos alimentos industrializados”, explicou Juliana. Sabendo tudo sobre a composição dos alimentos, os alunos estão preparados para dar início ao processo de educação alimentar, envolvendo as famílias.

O resultado, a gente compartilha com toda a comunidade aqui. Clique aqui e confira o e-book com as receitas selecionadas pelo 8º ano. Tem opções para todas as refeições, como bolo de banana, panqueca de aveia e sorvete caseiro.

Bom apetite!