01/08/2018
Dinâmica do NAP demonstra importância das parcerias aos alunos do 6º EF II

Duas cabeças pensam melhor do que uma. Esse ditado é antigo, mas, será que é verdadeiro? As turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II comprovaram que sim! Os alunos compreenderam, através de uma vivência promovida pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP), a importância do trabalho em equipe.

A psicóloga Bianca Becker propôs um desafio aos alunos: o jogo das letras. Eles precisavam construir um diálogo com perguntas e respostas, no qual, a principal regra era que todas as palavras das respostas tivessem uma letra pré-determinada, sorteada no início da atividade.

A princípio, os alunos tentaram construir os diálogos sozinhos. Em seguida, aqueles que sortearam as mesmas letras se uniram para trabalhar juntos. Nesse momento, eles perceberam que, com a ajuda dos colegas, o desafio ficava muito mais fácil. “O objetivo foi ressaltar a importância das parcerias que estabelecemos nos grupos de trabalho em torno de uma meta comum, além de desenvolver as habilidades necessárias a estas parcerias, tais como a flexibilidade, a humildade, o respeito e a capacidade de comunicação”, pontuou Bianca.

Usando a criatividade e as diferentes habilidades de cada colega, as equipes deram um show! Venceu o grupo que conseguiu escrever o maior diálogo usando o menor número de preposições, elementos de ligação importantes para construir frases coerentes. “A gente conseguiu despertar neles o quanto, em algumas situações, fica melhor e mais fácil trabalhar em parceria. E, ao mesmo tempo, por ser uma competição, foi possível ver as habilidades de um trabalho em grupo sendo colocadas em prática”, concluiu a psicóloga.