HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

08/10/2019
Diretora Selene Dias fala sobre representações femininas na Academia Sergipana de Letras

Nesta segunda, 7, a professora e uma de nossas diretoras, Selene Dias, ministrou a palestra “Clara Pechansky e Cíntia Moscovich: um diálogo sobre corpos judaicos” na Academia Sergipana de Letras, em Aracaju. 
 
À direita, Selene e o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento
 
A palestra é uma parte da tese de Selene, que aborda as representações de corpos femininos na literatura e na arte judaica da América Latina. “Faço uma análise de representações dos corpos femininos nas pinturas de Clara e nos textos de Cíntia, que utilizam o corpo como espaço de memória, resistência e ressignificação. Eu tomo esse corpo como metonímia para o mundo, onde esse corpo não pode ser visto como algo passivo, estável, mas em transformação contínua. E é importante falar que esse corpo não é só o físico. A palavra adquire uma forma polissêmica, como uma metáfora para o corpo social, cultural, religioso e político”, explicou Selene.
 
Para Ana Campos, que acompanhou a palestra, “Selene foi brilhante em transmitir com minudências de detalhes o significado das pinturas de corpos sem bocas, e os pensamentos judaicos evoluindo através das gerações. Foi linda a interpretação sobre o diálogo entre neta e avó acerca da ausência ou presença das bocas nas figuras”, disse.

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br