HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

15/06/2020
EM registra sentimentos e reflexões da quarentena em fotografias

Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio receberam uma proposta criativa e desafiadora do coordenador de Ciências Naturais e professor de Biologia, Alessandro Carvalho: registrar sentimentos e momentos da quarentena em imagens e compartilhar suas reflexões com os colegas. Para isso, a turma participou de um concurso de fotografia. A regra era simples: só valia fotos feitas pelos alunos durante a quarentena.
 
Alessandro sugeriu a atividade porque começou a perceber que os alunos estavam preocupados e desanimados com a distância dos colegas e as incertezas do momento. “Após cerca de 60 dias de distanciamento social, após tantas aulas online e vendo aqueles ‘quadradinhos’ com as imagens dos meus alunos na tela do computador se fechando mais e mais a cada dia, eu percebi que estava perdendo meus alunos. Percebi que, aquilo que foi novidade no início, o novo método de ensino que precisava passar por inúmeros ajustes relâmpagos, já estava passando do prazo”, explicou.
 
O resultado foi impressionante! Os alunos se animaram para fazer os registros e mostraram que não perderam a sensibilidade e o olhar de cuidado e carinho com o próximo, mesmo com o distanciamento físico. Além de fazer as fotos, eles compartilharam com os colegas os sentimentos que quiseram expressar em cada uma das imagens. “Os meninos conseguiram voltar-se a si próprios e revelaram muitos sentimentos essenciais para a retomada da saúde física e mental neste período tão sério que o planeta vive”, destacou o professor.
 
Alessandro, que também participou do concurso, conta que se emocionou com a atividade. “Do desespero à esperança, das incertezas ao resgate dos sonhos...foi tudo muito lindo. Eles próprios se energizaram. Eles se deram a oportunidade de autoconhecimento e mostraram aos colegas conflitos que cada adolescente acredita que sejam apenas seus. Ao mesmo tempo, cada olhar demonstrado nas fotos mostrou esperança e indicou um caminho pela frente. Eles escreveram uma história que com certeza vai ficar para a eternidade”, afirmou.
 
Se há vencedores nesse concurso? Com certeza! Todas as fotos foram premiadas, mas os verdadeiros ganhadores foram aqueles que tiveram a oportunidade de vivenciar o relato de cada aluno e, agora, apreciar cada uma dessas fotos.
 
Clique nos links ao lado para conferir a galeria completa de cada grupo.

 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br