07/03/2018
Estão abertas as inscrições para a 10ª Olimpíada de História (ONHB)

Os alunos que quiserem participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) já podem realizar suas inscrições. O projeto, desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), chega a sua 10ª edição este ano.

A ONHB é um projeto com formato totalmente original e voltado para professores de História e alunos dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Em 2017, a Olimpíada atingiu um número recorde e reuniu 48 mil alunos, com participação expressiva da região Nordeste.

“Acreditamos que a Olimpíada tem sido um desafio estimulante e muito enriquecedor e, como a História provoca mudanças, é importante para a nossa formação pessoal e profissional além de ser fundamental na constituição da cidadania”, disse a coordenadora do Departamento de Ciências Humanas, Ana Paula de Camargo, incentivando todos os alunos a participar do evento.

A ONHB foi pensada para incentivar o desenvolvimento da análise crítica e discussões sobre os mais variados assuntos. A Olimpíada também contribui com o ensino de História em sala de aula, trabalho em equipe e faz com que os participantes aprendam a desenvolver pesquisas e análises assim como fazem os historiadores.

O Anglo foi medalhista da ONHB no ano passado. A equipe formada pelas alunas Aline Gordilho, Betina Braga e Nathalia Monteiro, do 3º ano do Ensino Médio, foram até Campinas disputar a etapa final e conquistaram a Medalha de Cristal na competição.

Como acontece - A novidade desta edição é o acréscimo de mais uma fase na competição, passando de seis para sete. As provas são feitas online durante seis fases e por equipes formadas por um professor de História e três alunos. Cada fase dura uma semana. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecida pela comissão organizadora.

Após as fases online, as equipes finalistas participam da grande final presencial em Campinas (SP), nos dias 18 e 19 de agosto. Na final, os grupos realizam uma prova dissertativa e, no dia seguinte, participam da premiação com entrega de medalhas.

As equipes que se cadastrarem até o dia 20 de março, terão desconto no valor da inscrição, que irá custar por R$ 60,00. Depois dessa data, as inscrições poderão ser realizadas até 24 de abril ou até atingir o limite de interessados, pelo valor de R$ 90,00. O preço da inscrição é único para a equipe.

Formem suas equipes e aproveitem a ONHB!

Com informações da Unicamp