10/04/2018
Jornalista conversa com alunos do 9º ano sobre Fake News e fontes de informação

Fake News. Está aí uma expressão que entrou na moda. Fake News são notícias falsas propagadas pelos meios de comunicação. Espalhar rumores como se fossem verdade não é algo novo. No entanto, com a popularidade das mídias sociais, hoje está mais fácil divulgar boatos. Para falar sobre o tema aos alunos do 9º ano, o Anglo convidou o jornalista Alexander Busch.

A atividade foi realizada na aula de Língua Portuguesa, com a professora Camila Gusmão. “O objetivo foi estimular a leitura, mostrar a importância de buscar várias fontes de informação, confrontando opiniões, e se manter informados”, comentou a professora.

Busch, que é pai de alunos do colégio, atua como correspondente internacional para veículos de comunicação da Alemanha. O profissional falou sobre o modo como as Fake News podem ser usadas no momento atual do país para manipular a opinião pública. Ele citou casos em que as notícias falsas foram determinantes para definir resultados. “[Donald] Trump usou muito durante sua campanha para a presidência dos Estados Unidos; com o Brexit, na Europa, aconteceu a mesma coisa”, pontuou.

O jornalista afirmou que é preciso desconfiar de tudo que lemos na Internet e deu dicas de como verificar se as notícias são falsas ou verdadeiras. “É importante ver a data da notícia. Se não consta quando foi veiculada, é melhor desconfiar. Também é essencial observar se houve entrevistados para a matéria”, listou. Essas e outras dicas foram retiradas de um manual publicado pelo site Aos fatos e disponível na Internet. Leia o manual completo clicando aqui.

O Anglo agradece a Alexander por, mais uma vez, compartilhar seu conhecimento com nossos alunos.