HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

20/12/2019
Leia a mensagem de fim de ano do Anglo para as famílias

Olá, famílias!
 
Que ano maravilhoso! Foram tantas alegrias, tantos momentos inesquecíveis e inúmeras, incontáveis aprendizagens. Somos só satisfação e felicidade por ver o quanto nossos alunos avançaram, academicamente e emocionalmente, e poder acompanhar e contribuir com o crescimento pessoal de todos eles. 
 
São tantas coisas boas que fica até difícil resumir tudo neste texto. Vamos começar pelos esportes. Ganhar medalhas é bom, mas nossas equipes não só brigam por elas. Os destaques nos pódios também são consequência de outros aspectos que o esporte trabalha: socialização, espírito de equipe, força de vontade, organização. 
 
Este ano, nossas equipes brilharam no NR Acampamentos, localizado em Minas Gerais, no Festival Esportivo das Escolas Particulares de Salvador (FEEPS), no JOCOPPAR e no Festival Jogando com as Estações. Pela primeira vez, nossas crianças do EFAI sentiram o gostinho de participar de uma competição. As crianças deram um show no FEEPS, jogando com outras escolas na categoria Pé de Moleque. Para encerrar o ano, demos um salto ousado e fomos até Maceió participar da Taça Alagoas de Futsal, o maior campeonato do esporte no Nordeste.
 
Em nossos passeios pelo Brasil, também fomos para Brasília, com o 1º EM, e para São Paulo, com o 2º EM. Na capital do país, os alunos compreenderam melhor política e cidadania com visitas a alguns dos mais importantes órgãos institucionais, dentro da proposta do projeto Nós e o Estado. Em São Paulo, hora de pensar nas aspirações profissionais. Os alunos conheceram universidades, tiraram dúvidas a respeito de cursos e conversaram com ex-alunos sobre a experiência de cada um deles. Muitos já voltaram decididos sobre qual carreira seguir. Que experiência!
 
Além disso, por muito pouco não fomos para Campinas, disputar a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pela Unicamp. Das setes fases da competição, paramos na sexta, a última online, e não nos classificamos para a grande final na Unicamp. Mas avançar tanto numa competição nacional tão complexa e exigente como a ONHB é um triunfo. Pesquisamos muito, debatemos e levantamos reflexões importantes sobre o Brasil e nossa sociedade. Foram muitos ganhos! 
 
E como não falar da Feira das Ciências e do Jovens Cientistas?! Ao todo, os alunos do 6º ano EF ao 2º EM construíram 49 projetos, abrangendo temas sociais e ambientais, como poluição, feminicídio, consumismo, aborto, política, violência contra crianças e muitos outros. Destes, seis foram premiados no 10º Encontro de Jovens Cientistas, promovido pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo quatro deles em primeiro lugar. Uau! Mesmo sendo tão jovens, os alunos demonstraram maturidade, sensibilidade e preocupação com o próximo. Como resultado, tiveram muitas ideias simples, mas inovadoras, que podem transformar a realidade.
 
As crianças do EFAI também se aventuraram na pesquisa para a sua Feira de Ciências. Os projetos, abordando questões socioambientais, buscaram conscientizar o público e trouxeram ideias sustentáveis que podem ser adotadas por todos, com um esforço bem pequeno. Foram dicas de como reduzir o consumo, como reciclar, como economizar.
 
Ler é tão gostoso e nos faz tão bem! Aqui, nossos alunos são incentivados a viajar nas páginas dos livros o ano inteiro. Mas, na Semana da Cultura e Leitura o estímulo é especial! Este ano, tivemos atividades para todas as turmas, inclusive para as famílias. Foram palestras, contações de histórias, feira de livros, poemas, exposições e a presença de muitos escritores. Os alunos puderam, por exemplo, conversar com alguns dos autores de suas histórias preferidas, saber como é o processo de escrita e ainda sair com um exemplar autografado.
 
As turmas do 9º ano mostraram competência para os negócios no projeto Aprendendo a Empreender. Afinal, é preciso pensar no futuro e ampliar o leque de possibilidades no mundo do trabalho. Os alunos vivenciaram todas as etapas de criação de uma empresa e desenvolvimento do negócio, trabalhando habilidades que os ajudarão tanto na vida escolar quanto em suas carreiras profissionais. 
 
Vamos falar de talento, de criatividade e de conhecimento! Vamos falar dos vários projetos de todos os ciclos e departamentos. Aprendemos muito, nos divertimos e ficamos apaixonados pelas apresentações do English Day, English Fest, Feira das Línguas Estrangeiras e Mostra de Estudos Culturais. Todas as famílias foram convidadas para ver nossos alunos brilhando nos palcos, interpretando personagens, compartilhando conhecimento e, claro, se expressando em Inglês, Espanhol, Francês e Mandarim. O Torneio Anglo e o Torneio Acadêmico foram verdadeiras maratonas de aprendizagens. Todos estes eventos foram muito enriquecedores, em todos os aspectos. 
 
E todos os momentos em que viemos ao Colégio para confraternizar, para compartilhar a companhia uns dos outros... A comunidade escolar participou da Manhã de Lazer, do Halloween e do Anglo Connection Day, evento organizado com muito carinho e cuidado pelo Grupo de Pais do Anglo (GRUPA). Para encerrar nosso ano letivo, os alunos, suas famílias e os tutores realizaram o Jantar das Nações, nossa grande festa de celebração de mais um ciclo. O encontro com todos nestes eventos foi muito importante! É uma oportunidade de bater um papo, de ver os amigos e passar um tempo de qualidade em família.
 
Nosso Projeto Social não parou! A Paciência Viva, as creches Tia Emília e Casa da Luz, e a ONG TETO Brasil nos proporcionaram encontros únicos. Seja nas atividades recreativas com as creches ou na construção das casas com a TETO, unir nossas histórias com outras crianças, com os moradores da comunidade Manuel Faustino, no bairro da Valéria, foi especial. Nós aprendemos com eles, e eles aprenderam conosco.
 
Nosso Terceirão fez a gente chorar de emoção na formatura, com lindos discursos e boas recordações. Antes disso, as turmas nos fizeram rir de orgulho e satisfação com os resultados das redações inscritas na Maratona ENEM, promovida pela plataforma Redação Nota 1000. Ficamos em primeiro lugar no Brasil! E olha que esta foi nossa estreia no exame, que contou com mais de 2000 alunos de 71 escolas. É ou não é para ficar radiante de alegria?!
 
E tudo isto é apenas uma pequena parte do que aconteceu aqui. 
 
Olhando para trás, vimos que conseguimos dar continuidade ao nosso projeto de escola, pensando em cada aluno como um indivíduo único. Aproveitem as férias e nos encontramos novamente no próximo ano. Para os concluintes e suas famílias, sucesso sempre, e venham nos visitar. Até 2020!
 
Um abraço apertado de toda a equipe do Colégio Anglo-Brasileiro

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br