> NOTÍCIAS

11/12/2017
Professora do Anglo idealiza e organiza colóquio para trocar experiências sobre ensino de Português

Professores de todo o estado se reuniram na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para trocar experiências sobre o ensino de Língua Portuguesa. O colóquio Conversas Afiadas foi idealizado e organizado pela professora de Português do Anglo, Lina Passos. 
 
 
“A ideia nasceu há alguns anos do meu desejo de trocar experiências. Esse evento foi uma semente que começou a ser plantada. Percebi que é muito tímido o movimento de reunir professores para discutir juntos a didática da língua, o ensino com projetos e a relação dos alunos com a disciplina”, explicou Lina. 
 
Durante o colóquio, que contou com a parceria da Faculdade de Educação da UFBA e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (Gelim), foram apresentadas questões importantes sobre o trabalho com literatura na escola, sobre a literatura indígena, além da discussão sobre as práticas de ensino e os desafios contemporâneos diante do cenário da educação no Brasil, entre outras. 
 
 
“Foi uma rica oportunidade para a gente pensar, também, sobre a importância dos estudos e formação do professor de Língua Portuguesa. Todo dia é dia de aprender, nunca estamos prontos. Há necessidade de estudo e formação permanente”, afirmou Lina. “Estou muito feliz! E a ideia é que o evento aconteça periodicamente, pelos menos duas vezes por ano”, disse.
 
A coordenadora de Língua Portuguesa do Anglo, Ananda Amaral, esteve presente representando o Departamento. Para ela, um encontro como esse fortalece o sentimento de comunidade e possibilita uma rede de trocas muito importante para os professores. “O Colóquio foi muito rico e, para mim, professora há tantos anos e tão apaixonada por essa profissão, foi também emocionante. Vivemos nossa rotina muito distantes uns dos outros, pouco ou nada sabemos do que estão fazendo os professores de língua portuguesa que estão em outras escolas, públicas ou particulares”, enfatizou a coordenadora. 
 
Ananda ressaltou que as discussões proporcionaram muitas reflexões e vão reverberar nas práticas dos professores. “Espero que esse evento cresça e que tenhamos mais oportunidades de compartilhar experiências, de pensar o ensino de língua portuguesa e de aprender juntos”, concluiu.
 
Fotos: Ananda Amaral

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@colegioanglobrasileiro.com.br