HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS
> NOTÍCIAS

11/12/2017
Turmas do 8º EF II exercitam gênero biografia entrevistando e escrevendo sobre personagens reais

Conversar com as pessoas, saber suas histórias, conhecer suas ideias, colocar todas essas informações no papel e compartilhar com os leitores. Essas são algumas das funções do biógrafo. Os alunos do 8º ano tiveram o prazer de se tornarem biógrafos por alguns dias. A proposta foi feita pela professora de Português, Juliana Lesquives. 
 
“Estudamos o gênero biografia na 3ª unidade: as características, os objetivos e os conceitos de circulação. Os alunos foram apresentados a algumas biografias, leram trechos e foram convidados a escreverem sobre alguém que gostassem muito ou por quem se interessassem”, explicou Juliana. A única regra sobre a escolha do personagem é que fosse alguém próximo a eles. 
 
Durante o processo de entrevistas, os alunos se depararam com as mesmas questões enfrentadas pelos grandes biógrafos. “Eu já havia alertado que isso poderia acontecer. Alguns entrevistados contaram histórias, mas não queriam que os alunos escrevessem sobre elas, outros não queriam liberar fotos para a biografia”, citou a professora. 
 
Juliana também contou que os alunos tiveram que ter jogo de cintura no momento das entrevistas. Isso porque, apesar de levarem seus roteiros prontos com as questões que deveriam ser respondidas, a conversa sempre pode tomar outros rumos. Nesses momentos, foi preciso elaborar outras perguntas ali mesmo, sem planejamento. 
 
A maioria dos alunos biografou pessoas vivas, mas outros resolveram homenagear pessoas queridas já falecidas. Pais, mães, avôs, avós e amigos da família foram os personagens que mais apareceram. O resultado foram textos muito bons e descobertas de histórias incríveis que, até então, estavam guardadas no baú de memórias dos biografados. 
 
Parabéns, galera!

 



 
0 comentário(s) para esta notícia.
 


NOME:
E-MAIL:
COMENTÁRIO:

 
> MAIS NOTÍCIAS
 
Rua Mangalô, 156, Colina A, Patamares, CEP 41680-048 - Tel (71) 3367-2173 | 3367-3040 | 3367-7308 | 3367-3041
secretaria@anglobra.com.br