2º EM conversa com pais das áreas de Engenharia e Arquitetura em encontro de Orientação Profissional

Notícias

2º EM conversa com pais das áreas de Engenharia e Arquitetura em encontro de Orientação Profissional

2º EM conversa com pais das áreas de Engenharia e Arquitetura em encontro de Orientação Profissional

17 de maio de 2022

O Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) convidou pais que trabalham com Engenharia e Arquitetura para um bate-papo com os alunos do 2º ano do Ensino Médio. A atividade é parte do Projeto de Orientação Profissional, coordenado pela psicopedagoga Luzia Bacciotti, e teve como principal objetivo tirar dúvidas dos alunos sobre a trajetória e as experiências dos pais nas carreiras que escolheram, da faculdade ao mercado de trabalho.

Os convidados foram as arquitetas Brisa Alonso e Tatiana Melo, e os engenheiros Lucien Moreno (Química), Sérgio Figueiredo (Civil), Karina Melo (Computação), César Bahia (Civil) e Marcelo Guedes (Computação). Os participantes falaram sobre suas escolhas e sobre as atividades realizadas diariamente em suas profissões.

Eles também responderam perguntas dos alunos sobre os pontos negativos e dilemas das carreiras. “Um dos grandes desafios na Engenharia da Computação era que os salários no Nordeste são de 2 a 3 vezes menor que os praticados no Sudeste. Com a pandemia e a popularização do trabalho remoto, isso caiu por terra. Hoje, a gente consegue atender clientes em outras regiões do país”, disse Karina.

Para Lucien, um dos maiores desafios na Engenharia é entrar no mercado de trabalho. “Por isso é importante que, desde cedo, vocês busquem oportunidades de estágio. Isso vai facilitar muito a inserção no mercado”, aconselhou.

Na Arquitetura, os desafios são diferentes. A atuação inicial é bastante subjetiva e os profissionais precisam vender uma ideia ao cliente. “Lidamos com sonhos. Para nós, é desafiador imprimir nossa identidade num projeto e realizar o sonho do cliente ao mesmo tempo”, contou Brisa.

Este foi o segundo encontro com profissionais do Projeto de Orientação. No primeiro, os convidados foram da área de Saúde. A preocupação dos pais em tranquilizar seus filhos foi comum nos dois momentos. Eles lembraram que a opção por qual carreira seguir não precisa ser definitiva. Se estiver em dúvida ao final do Ensino Médio, espere um pouco. Se mudar de ideia no meio do curso, experimente outro. Se quiser percorrer novos caminhos após concluir a faculdade, dê passos em uma outra estrada. O importante mesmo é gostar do que faz e se sentir realizado com a vida em construção.