EFAF

Ensino Fundamental Anos Finais

No Ensino Fundamental – Anos Finais, os alunos do Colégio Anglo-Brasileiro encontram uma continuidade do ensino oferecido nos primeiros anos de escolaridade, com a constante preocupação de desenvolver a autonomia, a formação humana, uma bagagem cultural ampla e a construção do conhecimento.

Através de uma metodologia voltada para a compreensão, as aulas são desenvolvidas de forma que o aluno, ao longo desta etapa, adquira criticidade e flexibilidade de raciocínio que lhe permitam extrapolar os conhecimentos construídos em sala de aula e, desta forma, preparar-se para o Ensino Médio.

No Anglo, o aluno do Ensino Fundamental – Anos Finais:

📚 estuda com material de base (livros de literatura e didáticos) escolhidos de forma criteriosa, de excelente qualidade e que atendam à proposta pedagógica do colégio, além daqueles desenvolvidos pelos professores de forma interdisciplinar;

💬 além do Inglês, tem de optar por uma segunda língua estrangeira (Espanhol, Mandarim e Francês), o que lhe permite conhecer outras culturas e os aspectos da globalização e estabelecer relações importantes entre o Brasil e o mundo;

🎨 cursa matérias eletivas que devem variar a cada semestre (Fotografia, Slackline, Desenho etc), proporcionando um aprendizado amplo e diversificado;

💻 tem aulas de Computação que lhe prepara para interagir num mundo informatizado, debatendo a questão da segurança na Internet ou através do aperfeiçoamento e ampla utilização dos recursos de softwares e demais aplicativos.

Séries

6º ao 9º ano

Horários:

7h45 às 15h (aula)

10h30 às 10h50 (intervalo)

12h30 às 13h20 (almoço)

Coordenação Pedagógica:

Leonardo Chaves

Coordenação Pedagógica de Inglês:

Simone Galvão

Componentes Curriculares:

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes Visuais, Educação Física, Inglês, Francês / Espanhol / Mandarim, Computação e Eletiva.

PROJETOS

Feira das Ciências

Através de vídeos, intervenções artísticas, projetos, jogos e apresentações orais, as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais ao 2º ano do Ensino Médio demonstram seu aprendizado em relação a temas científicos, propondo soluções para tornar o mundo melhor para todos.

Blogaê

Projeto interdisciplinar de Português e Computação, em que os alunos do 8º e 9º ano criam seus próprios blogs na Internet. Os objetivos são despertar o interesse pela escrita através das mídias eletrônicas, fazer uso da liberdade de expressão com responsabilidade, lidar com as peculiaridades do ambiente virtual, conhecer o funcionamento da dinâmica de um blog e exercitar a autonomia no trabalho em equipe. Acesse: ideiasemmassa.blogspot.com plantaodaweb.blogspot.com.br

AOT

A Apresentação Oral de Textos (AOT) é uma das principais atividades do Departamento de Língua Portuguesa. Nela, os alunos desenvolvem expressão verbal e compreendem que escrita, fala e leitura são processos interconectados.

Exames de Proficiência

Os alunos do Anglo podem conseguir a certificação de competência em inglês, espanhol e francês e usá-las para fins pessoais, acadêmicos, profissionais ou com a finalidade de imigrar para outros países. Para ter os certificados reconhecidos internacionalmente, é preciso prestar os exames de proficiência. Os exames de Inglês são realizados pela Cultura Inglesa e certificados pela Universidade de Cambridge; o diploma de Espanhol é expedido pelo Ministério de Educação e Ciência da Espanha após aprovação nos exames realizados pelo Instituto Cervantes; já para ter o certificado de Francês, os alunos precisam participar da avaliação na Aliança Francesa.

English Fest

Para mostrar tudo que aprendem nas aulas de idioma e cultura estrangeira, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio realizam o English Fest. Neste dia, as turmas transformam os corredores do colégio decorando-o de acordo com um tema específico, e fazem belas apresentações de diferentes modalidades.

Bolsa Atleta

(Temporariamente suspensa) O Anglo concede bolsas de estudo parciais (10% do valor da mensalidade), com duração de um ano, aos alunos do EF II e EM que atendam aos seguintes critérios: tiverem mantido relação solidária com colegas, professores e funcionários e apresentado postura respeitosa perante as normas constantes no Regimento Escolar; tiverem obtido, no ano letivo anterior ao da matrícula, presença de 80% no Horário-Anglo; tiverem participado de 100% das atividades esportivas promovidas pelo Colégio.

• EFAF - Ensino Fundamental Anos Finais