EFAI

Ensino Fundamental Anos Iniciais

No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os alunos do Colégio Anglo-Brasileiro vivenciam uma organização curricular voltada para a compreensão que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à construção de um repertório rico de conhecimentos e valores que resultem em atitudes éticas no âmbito das relações interpessoais e no convívio social.

Ao longo dessa etapa, os alunos adquirem autonomia para assumir uma postura de estudante que permite uma análise e reflexão cognitiva para enfrentar um número mais significativo de compromissos e desafios.

No Anglo, o aluno do Ensino Fundamental – Anos Iniciais:

🧩 participa de situações de aprendizagem que favorecem o respeito à diversidade, a solidariedade e a construção de valores éticos;

📖 aprende, desde cedo, a ser um produtor de conhecimento: assume projetos, produz textos, busca novas informações, questiona, experimenta, comunica suas aprendizagens, trabalha em equipe, resolve conflitos, busca soluções, entre outros;

🎭 usa diferentes linguagens (música, teatro, artes, matemática, linguagens digitais, língua inglesa, entre outras) para atuar socialmente e manifestar pensamentos, sensações e ideias;

🍅 tem aulas de culinária e jardinagem. Na culinária, toma conhecimento do universo dos sabores, sua origem e a sua história; e experimenta preparos e temperos para ganhar sensibilidade e perder preconceitos. Na jardinagem, interage com a natureza, respeitando-a e tirando dela os benefícios através de uma convivência saudável.

Séries

1º ao 5º ano

Horários:

7h45 às 15h (aula)

9h40 às 10h (intervalo)

11h30 às 12h30 (almoço)

Coordenação Pedagógica:

Ildete Maria Pereira Xavier

Coordenação Pedagógica de Inglês:

Rebecca Wicks

Componentes curriculares:

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Artes Visuais, Educação Física, Inglês, Educação Musical e Teatro.

Atividades em Inglês:

Culinária, Atualidades, Jardinagem, Jogos e Brincadeiras, Ciências Humanas e Ciências.

Projeto Social

Iniciativa de ação social e solidária que promove a integração entre as turmas do EFAI e crianças das creches Casa da Luz e Tia Emília, parceiras no projeto. Além da aproximação, os alunos, ao longo do ano letivo, planejam atividades e iniciativas que visam arrecadar alimentos, recursos financeiros e suprir outras necessidades das instituições apoiadas.

Mural de Informações

Este projeto oportuniza aos alunos do 2º ano gerenciar o mural de informações do Anglo. Coletar, selecionar, discutir, organizar e comunicar as informações referentes ao cotidiano do colégio bem como aquelas que mobilizam a sociedade de modo geral são ações que serão desenvolvidas.

English Day

Os alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais têm a oportunidade de demonstrar os resultados do que aprendem nas aulas de idioma e cultura estrangeira durante o English Day. As crianças convidam suas famílias para conferir peças e números musicais apresentados no idioma bretão.

• EFAI - Ensino Fundamental Anos Iniciais