3º EM comemora conquista e se prepara para nova jornada com cerimônia de formatura

Amar o perdido
deixa confundido
este coração.

Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.

As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão

Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.

Foi com o poema acima, escrito por Carlos Drummond de Andrade, que a 23ª turma do 3º ano do Ensino Médio se despediu do Anglo. A cerimônia de formatura, repleta de carinho e emoção, foi realizada na noite de sexta, 7 de dezembro, e contou com a presença das famílias, diretoras, professores e colaboradores do Colégio.

Uma de nossas diretoras Débora Guimarães, que falou em nome do Colégio, fez uma analogia entre a vida escolar e uma viagem de navio. “Doze anos atrás, alguns de vocês embarcaram nessa nau que é o Anglo. Teriam diante de si uma longa e desafiadora viagem. Outros passageiros embarcaram em nossa nau à medida que seguíamos o trajeto”, começou Débora.

A diretora, que também é professora de Língua Portuguesa do 3º EM, lembrou que cada aluno, com suas características e habilidades diferentes, enriqueceu a tripulação e foi ensinando que é possível e importante aprender com essa diversidade. Agora, ao final da viagem, a tripulação conhece o mar e está pronta para outros desafios. “O diploma atesta que estão aptos a assumir o timão de sua própria embarcação. A partir de hoje, vocês não mais estarão sob a orientação e os cuidados de uma tripulação. Vocês serão os capitães e traçarão sua própria rota”, disse Débora.

As alunas Natália Mota e Michelle Pinto falaram sobre os momentos vividos no Colégio e todas as pessoas que estiveram junto com as turmas em cada uma dessas situações. As meninas deixaram o “muito obrigado” dos formandos aos colaboradores e professores. “Não foram poucos os momentos em que os funcionários garantiram que estivéssemos bem, compartilharam histórias e nos acolheram. Eles se tornaram amigos do dia a dia. Os professores tiveram um enorme papel na nossa formação. Nos tempos de hoje, no qual está difícil formar pessoas com caráter, empatia e senso crítico, isso foi feito com excelência pelos nossos professores”, afirmaram.

A turma agradeceu, ainda, às famílias, que escolheram o Anglo. “Além de serem nosso suporte e nossa grande razão, são parte do que somos e do que seremos”, dizia o texto. E, claro, os alunos registraram a gratidão de uns pelos outros, pela forte amizade que construíram. “Do Anglo para vida!”, ressaltaram.

O aluno Joaquim Afonso Siqueira perguntou se existe escola ideal e lembrou de diversos momentos vividos no Anglo, do EF I ao EM, como as visitas ao Museu for the Children e as aulas de Música. Com muito bom humor, ele levou os convidados às gargalhadas falando sobre as caraterísticas de cada um dos professores do EM. “Se existe alguma escola ideal, não sei. Quer saber? Nem ligo. Só sei que, para mim, o Anglo é incrível, e eu sou grato por me formar aqui”, concluiu, respondendo sua pergunta inicial.

Os alunos Roberta Andrade e Gustavo Sá estavam em São Paulo e não poderiam participar da cerimônia. Mas, para que eles pudessem viver esse momento, conseguimos conectá-los através de videoconferência. Mesmo longe, Roberta mandou seu recado através do texto lido pela colega Marcela Velame. “O Anglo foi uma parte fundamental da minha vida. Todos tiveram um papel importante na minha formação e me marcaram de alguma forma. Nunca esquecerei dos momentos que esse ambiente me proporcionou. Obrigada pelo apoio e pela atenção; pelo carinho e incentivo. Vocês mudaram minha forma de ver o mundo”, pontuou.

Enfim… Chegamos à 23ª turma e essa separação continua sendo difícil. Terceirão 2018, estamos muito orgulhosos pela conquista! Todos nós, diretoria, professores e colaboradores, estaremos torcendo pelo sucesso de vocês. Nossas crianças cresceram, mas serão sempre parte da Família Anglo!