5º ano estuda digestão do amido com experimento científico

Notícias

5º ano estuda digestão do amido com experimento científico

5º ano estuda digestão do amido com experimento científico

9 de outubro de 2020

Os alunos do 5º ano compreenderam como funciona a digestão do amido com um experimento científico orientado pela professora Melina Endraos. As crianças usaram copinhos com água, saliva, amido de milho e iodo para simular a reação que ocorre no sistema digestório do corpo humano quando comemos batata, pão, macarrão e outros alimentos que contém esse carboidrato.

“Esse experimento foi feito quando a gente estava estudando sobre o sistema digestório. Os alunos já tinham visto quais órgãos fazem parte do tubo digestório e qual caminho o alimento percorre. Mas, alguns alunos imaginavam que a digestão começa no estômago. Com o experimento, eles começaram a pensar no que acontece com o alimento enquanto ele se desloca nesse tubo digestório e viram que a digestão começa na boca, com a mastigação e com a ação da saliva”, explicou a professora Melina.

No experimento, a turma colocou três misturas em copinhos:

1º copinho – amido e água
2º copinho – amido, água, saliva e iodo
3º copinho – amido, água e iodo

“O iodo muda de cor na presença do amido, deixando a mistura com uma coloração mais escura”, disse Melina. Os alunos observaram que o copinho com amido, água e saliva ficou com a cor clara e, onde estava a mistura sem saliva, a cor ficou escura. Isso ocorre porque a saliva digere o amido presente nos alimentos através de uma enzima chamada ptialina.

Assim, a turma concluiu que a digestão do amido começa na boca, e não no estômago. Legal, né?!