7º ano participa de bate-papo sobre Educação financeira em aula de Matemática

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7º ano participa de bate-papo sobre Educação financeira em aula de Matemática

7º ano participa de bate-papo sobre Educação financeira em aula de Matemática

26 de outubro de 2020

Gastar a mesada ou economizar? Comprar o combo mais caro da lanchonete ou levar o lanche de casa? Os dilemas financeiros fazem parte da vida de todos, até mesmo de quem ainda não trabalha. Por isso, quanto mais cedo se aprende sobre o valor das coisas e sobre administrar bem o dinheiro, melhor. A professora de Matemática Ana Cláudia Sokolonski convidou a empreendedora e mãe de alunos do Anglo, Silvana Silveira, para um bate-papo sobre educação financeira com as turmas do 7º ano.

Durante a conversa, os alunos aprenderam a diferenciar conceitos como custo e despesa, receita, ativo e passivo, e foram estimulados a refletir sobre o que é riqueza, que nem sempre tem a ver com a quantidade de dinheiro acumulado ao longo da vida. “Para mim, riqueza está ligada à liberdade de realizar meus sonhos – vivendo minha vida, pagando minhas contas e mesmo assim, podendo viajar e ter as coisas que gosto – e, também, riqueza está relacionada a poder ajudar o máximo de pessoas ao meu redor”, afirmou Silvana.

A empreendedora também falou sobre os cinco princípios básicos da educação financeira: gratidão em qualquer situação, cuidado com as coisas e com as nossas relações interpessoais, paciência, doação e trabalho. “Tudo que é bom nessa vida dá trabalho. Então, o trabalho é que faz a gente produzir coisas incríveis. Tenham como princípio na vida de vocês que trabalhar é algo maravilhoso”, disse.

Os alunos também ouviram sobre o quanto é importante se envolver na vida financeira da família, ajudando e compreendendo. “Como vocês podem ajudar hoje? Vocês não trabalham, então, não vão trazer renda pra casa. Mas, vocês podem ajudar entendendo o valor das coisas a longo prazo. Aquela luz que você deixa acesa, o ar condicionado que ficou ligado com a janela aberta, o chuveiro que você não fechou direito… tudo isso equivale a pegar o dinheiro dos seus pais e rasgar”, alertou Silvana.

Os alunos fizeram anotações e relacionaram a fala de Silvana com o que ouvem dos pais em casa. As turmas também compartilharam experiências contando como é gratificante e tem mais valor poder comprar o que querem a partir de suas próprias economias. Para a aluna Luisa Miranda, a “aula foi uma das mais importantes dos últimos meses”. A aluna Marina Santos disse que gostou bastante. “Não gosto muito de falar sobre o tema, mas, particularmente achei bem legal. Foi bem construtivo para todos nós”, disse. O bate-papo ajudou a aluna Alice Sturaro a começar a pensar em estratégias para colocar algumas ideias em prática. “A gente não falou só sobre Matemática, a gente falou sobre a vida. Às vezes, eu quero fazer algumas coisas e não tenho muita estratégia. Agora tenho mais ideia de como realizar”, pontuou.

A professora Ana Cláudia ressaltou que a proposta de estudar educação financeira está diretamente ligada a ajudar os alunos na construção de cada um como cidadão. “Acho superimportante esse diálogo, ouvir sobre esses assuntos. Vocês, hoje, são adolescentes, mas serão adultos logo, e o adulto está sendo construído agora. A ideia de estudar educação financeira é que vocês possam aprender um pouco mais e usar esse conhecimento para a vida, começando agora, poupando e observando o que pode ser feito”, afirmou.

Obrigado, Silvana! Amamos a conversa e esperamos que, em breve, possamos repetir esse encontro.