7º ano produz reportagens para aprender na prática as características desse gênero textual
Imagine a redação de uma revista, com repórteres, editores, redatores e outros profissionais trabalhando juntos em busca da notícia. Pensou? Agora, transporte esse cenário para as salas de aula do 7º ano e coloque nossos alunos como personagens principais dessa experiência. Com a orientação do professor de Português Deivid Borges, as turmas viram na prática quais as características e elementos da reportagem, como se constrói esse gênero textual e escreveram seus próprios textos.
Nossas equipes de reportagem escolheram abordar temas importantes, como o aumento dos preços das mercadorias com a pandemia, a desigualdade de gênero no esporte, os desafios enfrentados pelos cegos, a desvalorização do Real e a extinção de animais no Brasil.
Divididos em grupos, os alunos escolheram seus cargos como repórter, editor-chefe, redator, revisor ou diagramador, e cumpriram cada etapa da produção. Fizeram reuniões de pauta, discutiram o tema e o enfoque, entrevistaram especialistas em cada assunto, escreveram, usaram gráficos para facilitar a compreensão dos dados e até fizeram ilustrações. Ufa! Deu trabalho, mas valeu demais!
Ao final, os grupos compartilharam o resultado na sala de aula com os colegas e, claro, com toda a comunidade escolar aqui no nosso site. Clique nos links abaixo e leia algumas das reportagens na íntegra:
ECONOMIA BRASILEIRA – Subiu para você também?
ESPORTES – Os jogos paraolímpicos têm o reconhecimento que merece?
Parabéns aos nossos jovens repórteres, cheios de vontade de aprender, e ao professor Deivid, pela proposta desafiadora que possibilitou diferentes aprendizagens para o grupo!