7º ano produz reportagens para aprender na prática as características desse gênero textual

Notícias

7º ano produz reportagens para aprender na prática as características desse gênero textual

7º ano produz reportagens para aprender na prática as características desse gênero textual

14 de novembro de 2021

Imagine a redação de uma revista, com repórteres, editores, redatores e outros profissionais trabalhando juntos em busca da notícia. Pensou? Agora, transporte esse cenário para as salas de aula do 7º ano e coloque nossos alunos como personagens principais dessa experiência. Com a orientação do professor de Português Deivid Borges, as turmas viram na prática quais as características e elementos da reportagem, como se constrói esse gênero textual e escreveram seus próprios textos.

Nossas equipes de reportagem escolheram abordar temas importantes, como o aumento dos preços das mercadorias com a pandemia, a desigualdade de gênero no esporte, os desafios enfrentados pelos cegos, a desvalorização do Real e a extinção de animais no Brasil.

Divididos em grupos, os alunos escolheram seus cargos como repórter, editor-chefe, redator, revisor ou diagramador, e cumpriram cada etapa da produção. Fizeram reuniões de pauta, discutiram o tema e o enfoque, entrevistaram especialistas em cada assunto, escreveram, usaram gráficos para facilitar a compreensão dos dados e até fizeram ilustrações. Ufa! Deu trabalho, mas valeu demais!

Ao final, os grupos compartilharam o resultado na sala de aula com os colegas e, claro, com toda a comunidade escolar aqui no nosso site. Clique nos links abaixo e leia algumas das reportagens na íntegra:

ECONOMIA BRASILEIRA – Subiu para você também?
ESPORTES – Os jogos paraolímpicos têm o reconhecimento que merece?

Parabéns aos nossos jovens repórteres, cheios de vontade de aprender, e ao professor Deivid, pela proposta desafiadora que possibilitou diferentes aprendizagens para o grupo!