7º ano usa criatividade para compartilhar impressões sobre livros das rodas de leitura
30 de junho de 2020
A leitura estimula a criatividade. Para provar essa teoria, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental pensaram nas mais diferentes formas de compartilhar com os colegas suas impressões sobre o que leram nas rodas de leitura. A atividade foi proposta pela professora de Língua Portuguesa, Gal Cavalcante.
O objetivo das rodas de leitura é estimular os alunos a explorar a literatura, conhecendo novos estilos, gêneros textuais, autores e descobrindo as histórias com as quais mais se identificam. São eles que escolhem quais livros irão ler a partir de uma lista elaborada pela professora Gal. Este ano, os nomes das rodas de leitura escolhidos pelos alunos são uma homenagem à professora. No 7º G, a roda se chama Cirandão da Gal, enquanto no 7º J os alunos escolheram o nome Guaciranda.
Após a leitura, os alunos falam sobre o livro para os colegas, sempre de forma lúdica. Nesta edição da roda, as turmas usaram arte, criaram personagens, declamaram poemas, escreveram letras de rap, fizeram paródias e até desafiaram os colegas a desvendar enigmas. Foi muito divertido!
O aluno Bernardo Ramos leu “A volta ao mundo em 80 dias”, e decidiu recriar a história no Colégio. Ele colocou todos os colegas e até a professora para correr na “Volta na escola em 80 segundos”. Quem também fez os colegas se mexerem foi Guilherme Mattedi, com uma caça ao tesouro. Baseado no livro “Conto de Escola”, escrito por Machado de Assis, o aluno espalhou pistas pela sala e pelos corredores que levavam a um tesouro delicioso: barras de chocolate.
Parabéns, galera! Assim, não apenas a nossa leitura fica mais divertida, como ainda estimulamos nos colegas a curiosidade e a vontade de descobrir as mesmas aventuras.