Aluno do 2° EM compartilha com colegas experiência em debates no Brasil e nos EUA
30 de junho de 2020
O aluno Vinicius Pereira, do 2º EM, compartilhou sua experiência nas simulações de assembleias da Organização das Nações Unidas (ONU) com os colegas do 1° EM. O objetivo da atividade foi estimular a participação de outros alunos, mostrando como os simulados podem ser enriquecedores.
As simulações, realizadas pela Internationali Negotia, reúnem alunos de diferentes escolas para debater temas históricos e atuais, representando países envolvidos nas questões abordadas. Na última edição, a primeira etapa foi realizada na Bahia, e diversos alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio representaram o Anglo discutindo acontecimentos ligados à Conferência de Berlim e ao Narcotráfico na América Latina. Logo depois, alguns alunos foram para a fase seguinte, em Brasília, onde debateram a Guerra dos Seis Dias, conflito árabe israelense que ocorreu em 1967. Já a etapa final, contou com duas simulações nos Estados Unidos, nas universidades de Yale e Harvard. Vinicius participou de todas elas.
No bate-papo com o 1º EM, Vinicius explicou como foi sua participação em cada uma das etapas e o quanto ele conseguiu evoluir. “Fui desmotivado e um pouco tímido para a primeira simulação, mas não sabia que ia gostar tanto. Quando fui para Brasília, estava um pouco mais confiante, mas ainda tinha um pé atrás”, disse o aluno.
Vinicius também contou como as experiências em Yale e Harvard foram diferentes. Nos Estados Unidos, os debates envolveram alunos de vários países e todas as discussões eram em Inglês. “Lá pude conviver e simular com pessoas de culturas bem distintas”, pontuou.
A proposta das simulações foi trazida ao Anglo no ano passado, pelo Departamento de Ciências Humanas. “O objetivo da atividade é aprimorar a competência dos nossos alunos para o debate sobre temas da política internacional e outras competências”, disse a coordenadora do Departamento, Ana Paula Camargo. A iniciativa também desenvolve a oratória, além de habilidades como a capacidade de negociação e etiqueta.
E as inscrições já estão abertas para a próxima rodada local de debates. Além dos simulados da ONU, que colocarão em pauta a “Conferência de Paris” e a “Questão da Síria”, também haverá simulações de atividades da Câmara dos Deputados, debatendo o tema “Corrupção como obstáculo ao desenvolvimento”, e do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual os participantes levantarão questões sobre a “Prisão em segunda instância”.
Para saber mais, visite o site da Internationali Negotia.
Fotos: Áurea Lima e Internationali Negotia
Notícias relacionadas: