Alunos do 2º EF investigam história do Brasil em visita ao Museu Náutico
30 de junho de 2020
Réplicas de naus e caravelas, mapas, moedas… Estes são alguns dos itens que contam a história marítima do Brasil e que as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, das tutoras Ana Patrícia Bitencourt e Tuca Berbert, conheceram durante uma visita ao Museu Náutico da Bahia. A aula de campo foi parte do projeto de Ciências Humanas, no qual os alunos estão estudando o processo de colonização do nosso país.
“No ano passado, no 1º ano, eles investigaram sobre os povos indígenas. Agora estão vendo como foi a colonização, essa ocupação que explorou e escravizou indígenas e negros africanos”, explicou a professora Ana Patrícia.
Localizado no Farol da Barra, o Museu Náutico da Bahia guarda parte dos achados arqueológicos do Galeão Santíssimo Sacramento, naufragado na costa de Salvador em 1668. Antes de serem expostos, os objetos ficaram submersos por 300 anos.
Na visita, as crianças também viram as rotas marítimas feitas pelos portugueses em 1500, as cartas náuticas e os instrumentos que usavam para navegação. Com pranchetas nas mãos e bem atentos aos monitores que guiavam o passeio, os alunos fizeram anotações e desenhos para não esquecer nadinha do que foi dito.
Veja mais fotos nas nossas redes sociais.