Turmas do 1º e 2º EF brilham na primeira parte da Mostra de Estudos Culturais

Notícias

Turmas do 1º e 2º EF brilham na primeira parte da Mostra de Estudos Culturais

30 de junho de 2020
Famílias emocionadas, filhos radiantes de felicidade e uma equipe pedagógica encantada com o resultado alcançado! Se a gente pudesse resumir a primeira parte da Mostra de Estudos Culturais, essa frase de abertura daria apenas um gostinho do que testemunhamos no sábado, 1º. Mas não dá para simplificar assim o quanto foi lindo e enriquecedor todo o processo de preparação até a culminância, com as apresentações. As turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental deram um show compartilhando tudo que aprenderam ao longo da unidade sobre a formação do povo brasileiro.
 
 
Os primeiros a subirem ao palco foram os alunos do 1º ano, da tutora Ana Paula Bacelar. As crianças fizeram sua apresentação encenando e cantando a música Eu, da dupla Palavra Cantada. Ao longo do projeto, os alunos aprenderam sobre sua própria identidade, conhecendo suas origens. Os pais viram um vídeo, gravado pelos alunos e editado pelo professor Ian Fraser, no qual a turma falava sobre seus pais e irmãos.
 
Depois da apresentação, os convidados puderam conferir a exposição de objetos reunidos ao longo da unidade. Tinha colares, máquinas de escrever, coleções, câmeras fotográficas e outros itens que fazem parte da história das famílias. Antes da culminância, muitas mães vieram ao colégio para conversar com os alunos sobre a origem de cada um dos objetos. 
 
 
No 2º ano, as turmas das tutoras Ana Patrícia Bitencourt e Tuca Berbert se uniram para fazer uma grande apresentação sobre a influência dos portugueses na formação do povo brasileiro. Nos bastidores, os alunos estavam ansiosos para subir ao palco e, até o último momento, tinha criança preocupada, relendo as falas. “Ai… Tomara que eu não esqueça de nada”, dizia Valentina Passos.
 
Vestidos de portugueses e indígenas, os alunos usaram a música Pindorama, também da Palavra Cantada, para contar como foi a chegada dos portugueses ao Brasil e a reação dos povos indígenas. Eles mostraram, por exemplo, que os europeus não “descobriram” o Brasil. Afinal, nossa terra já era habitada por muitas nações.
 
Os dois grupos receberam os aplausos da plateia emocionada. Jane Borges e Evaldo Nantes, pais de Sophia, do 1º ano, eram só orgulho e sorrisos. “A gente acompanhou o processo. Ela chegava em casa e queria escutar a música da apresentação, ensaiava. Ver o resultado disso foi emocionante”, afirmou o pai. “Achei a apresentação linda e muito interessante. A mãe, boba, até chorou”, comentou Jane.
 
 
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ildete Xavier, ressaltou que todo o trabalho é interdisciplinar. “Esse projeto abraça todas as demais disciplinas que fazem parte do currículo. O professor de Música [Carmelito Neto], de Teatro [Jonathan Monteiro], de Artes Visuais [Nane de Oliveira] e de Linguagens Digitais [Manuela] também participaram do processo”, disse. Além disso, os alunos também têm uma participação bastante ativa em todas as etapas, contribuindo com as falas dos personagens, dando suas opinões sobre o andamento das atividades e construindo o trabalho de forma coletiva.
 
Foi lindo demais! O Anglo agradece às tutoras, aos professores especialistas, às famílias e, claro, aos alunos. Estão todos de parabéns!
 
E no próximo sábado tem mais! No dia 8 de junho, será a Mostra de Estudos Culturais dos alunos do 3º ao 5º ano. Esperamos por todos vocês.