Aumento dos casos de sarampo alerta para a necessidade de imunização
30 de junho de 2020
Os casos de sarampo têm aumentado no Brasil. Apenas este ano, já foram confirmados mais de 560 casos. Preocupada com o avanço, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Vigilância Epidemiológica, está alertando os profissionais de saúde para que sejam intensificadas as ações de vigilância e de imunização. Em Salvador, será realizado o dia D de vacinação no próximo sábado, 10 de agosto, mas a vacina já está disponível nos postos de saúde. Devem se vacinar todas as pessoas, com idade entre 1 e 49 anos, que ainda não estejam imunizadas.
O sarampo é uma doença viral aguda, considerada uma das mais contagiosas, afetando principalmente crianças menores de 5 anos, especialmente as malnutridas, e bebês não vacinados. No entanto, pessoas de qualquer idade que não foram vacinadas podem contrair a doença, transmitida por secreções das vias respiratórias, como as que eliminamos pelo espirro ou pela tosse.
Os sintomas são tosse, em geral seca e irritativa, febre alta, coriza, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele e dores no corpo. Entre as complicações que podem ser provocadas pela doença estão infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas da pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro. Aos primeiros sinais, procure uma unidade de saúde.
Com informações da Ascom Sesab