Alunos do 6º ao 9º ano refletem sobre significado de Utopia
30 de junho de 2020
O que é utopia? Esse foi o grande questionamento dos alunos do 6º ano do assim que descobriram o tema do Torneio Acadêmico deste ano. Para desvendar esse mistério, os alunos foram conversar com Bianca Becker, uma das psicólogas do nosso Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP). E foi assim que começou uma atividade de reflexão que se espalhou por outras turmas.
“Eles queriam conversar sobre utopia porque não sabiam o que era. A partir daí, tivemos uma conversa muito profunda na qual eles mesmos chegaram a uma conclusão, ao conceito perfeito de utopia, que é o estado ideal de harmonia entre os indivíduos ao qual nunca chegaremos completamente”, explicou Bianca.
A conversa não parou por aí. Para estimular ainda mais a reflexão, Bianca quis saber dos alunos “Para que serve a utopia, já que é inalcançável?”. As respostas foram tão bacanas, que a dinâmica também foi realizada em outras turmas e as respostas formaram dois grandes painéis expostos nos corredores do Colégio. Confira algumas:
PARA QUE SERVE A UTOPIA?
“Para você criar sua sociedade perfeita e se espelhar nela. Isso pode te levar a melhorar seus atos, fazer ações para melhorar o mundo e, talvez, fazer com que pessoas do seu convívio façam o mesmo”
“A utilidade da utopia é a mesma de uma meta ou de um sonho. É uma motivação, um objetivo e, também, a esperança”
“A utopia serve como uma meta para o seu perfeito, como um incentivo para a perfeição, assim construindo o nosso próprio ideal”
“A utopia serve para incentivar as pessoas e ajudá-las a evoluir e se tornar a melhor versão de si mesmas”
“Utopia significa seguir em frente”
“Utopia serve para ter esperança”
“Utopia serve para que possamos erguer nossas cabeças todos os dias com a esperança de atingir o ‘estado ideal’”
“Utopia serve para guiar as pessoas até seu melhor ser possível”
“Utopia para mim é a tentativa de ser completamente feliz”