Bate-papo entre o 6º EF e o 2º EM mostra o que esperar da adolescência
30 de junho de 2020
Crescer nem sempre é fácil. A passagem de um ciclo para o outro pode vir carregada de dúvidas, angústias e incertezas. O 6º ano vive esse dilema porque está numa fase de transição: deixando a infância de lado e chegando à adolescência. Para saber o que os espera adiante e ficar mais otimistas que receosos, os alunos receberam um grupo do 2º ano do Ensino Médio para um bate-papo sobre como é ser adolescente.
“Foi emocionante e lindo”, disse a psicóloga Bianca Becker, do nosso Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP). Bianca organizou a atividade junto com Luzia Bacciotti, psicopedagoga que acompanha as turmas do EM. “O NAP realiza um trabalho com as turmas do 6º ano sobre esse processo de transição para a adolescência. Tudo começou quando, numa dessas conversas, os alunos estavam tão curiosos, fizeram tantas perguntas, que sugeri a eles ‘que tal levar essas questões para os próprios adolescentes?’”, contou Bianca.
Animada, a turma escreveu todas as suas dúvidas, que envolviam temas pessoais, escolares e familiares. “O que você sente quando sua mãe quer te dar um beijinho na frente dos seus amigos?”, “O que você considera mais importante para ter um bom desempenho acadêmico?”, “Vocês querem ter tudo que seus amigos têm?”, Por que vocês são tão vaidosos?”, “O que vocês sentem quando são chamados de ‘aborrescentes’?”.
Para esclarecer essas e outras questões, convocamos alguns alunos do Grupo de Referência, uma turma voluntária do 2º EM que se uniu ao NAP para apoiar e auxiliar os colegas. Os alunos sorteavam perguntas anônimas, colocadas dentro de uma caixa, e a conversa fluía.
O grupo inteiro se entendeu tão bem que os adolescentes se colocaram à disposição para responder mais perguntas dos nossos pré-adolescentes a qualquer momento. Ufa! Agora sim! Que a nova fase venha cheia de grandes momentos, galerinha!