Integrantes do GEAB representarão colegas em Fórum contra bullying promovido pelo MP-BA
30 de junho de 2020
O Ministério Público do Estado da Bahia vai oferecer a estudantes de Salvador a oportunidade de debater e apresentar propostas para solucionar o bullying. Dois alunos de cada colégio vão participar do I Fórum Estudantil pela Cultura da Paz, que será realizado entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) apresentou a proposta ao Grêmio Estudantil (GEAB), de onde sairão os representantes do Anglo.
A atividade é parte da campanha “#Seja Brother – Juntos contra o bullying”. O objetivo do Fórum é ouvir os estudantes, que vivenciam o bullying no âmbito escolar diariamente, e envolvê-los no processo de discussão e implementação de iniciativas para a prevenção e combate ao problema.
Os alunos irão levar reflexões e propostas discutidas por todos os colegas em atividades realizadas previamente em cada colégio. O Fórum vai debater políticas públicas de enfrentamento da violência e cultura da paz, a atuação das instituições de ensino e dos alunos, além do papel das famílias no processo.
Ao final dos três dias de discussão, um documento com os argumentos e sugestões dos estudantes será encaminhado a todos os órgãos e autoridades citados e compartilhado com os envolvidos (escolas, alunos e famílias). “A gente vai encerrar o projeto em abril, dando uma devolutiva de todos esses órgãos sobre o que foi feito em relação ao que os alunos propuseram. A gente vai mostrar aos alunos que não foi só ouví-los, mas, sim, tomar uma atitude a partir das ideias deles. São propostas deles para eles”, disse a promotora de Justiça Cintia Guanaes, integrante do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Educação (Geduc), que veio ao Anglo para o lançamento da campanha.