Alunos compartilham impressões sobre felicidade em projetos do Dia das Línguas

Notícias

Alunos compartilham impressões sobre felicidade em projetos do Dia das Línguas

30 de junho de 2020
Nossos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental compartilharam felicidade no Dia das Línguas Estrangeiras. As turmas escolheram músicas, jogos, apresentações teatrais e outros formatos para os projetos de Francês, Espanhol e Mandarim. Pelo terceiro ano consecutivo, o tópico gerador foi “O amor em ação”. Desta vez, o subtema escolhido foi “O que é a felicidade?”.
 
 
“O evento se destaca por trabalhar assuntos ‘não muito comuns’ em sala de aula. Falamos de felicidade, de tristeza, os alunos contam suas experiências, falamos de amor e de coisas que, no geral, não são abordadas na escola de forma direta”, disse a coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras e professora de Espanhol, Patricia Atahides.
 
 
Ao longo do projeto, os professores trabalham o idioma através de temas como as interrelações na escola e, como está descrito na Base Nacional Comum Curricular, através dos eixos da oralidade, leitura, escrita, intercultural, conteúdos linguísticos e as habilidades socioemocionais. “O objetivo é que os alunos pratiquem, em situações reais, o que foi apreendido durante as aulas de línguas. As atividades contribuem, entre outras coisas, para a compreensão e aplicação do idioma em situações de trocas de saberes linguísticos e culturais e para a reformulação de saberes intuitivos sobre o tema proposto”, explicou Patricia.
 
 
Para a aluna do 6º ano, Maria Eduarda Marques, um dos pontos fortes do projeto foi o trabalho coletivo. “Foi um trabalho bem legal, de bastante coletividade, e a gente conseguiu estabelecer laços mais fortes pedindo e oferecendo ajuda. Percebemos que todo mundo tem uma habilidade específica e todas essas habilidades juntas podem fazer do mundo um lugar melhor, é so todo mundo colaborar”. A aluna também destacou que, preparando sua apresentação e assistindo a dos colegas, aprendeu um pouco de todos os idiomas. 
 
 
Para Beatriz Oliveira, também do 6º ano, a sensação que fica é a de dever cumprido. “A gente ensaiou bastante e foi muito bom ver que as pessoas gostaram e aprenderam, mesmo não compreendendo bem tudo que nós falamos”, afirmou.
 
 
“O Departamento ficou muito feliz ao ver os resultados, motivados para o próximo ano. A temática impregnou os alunos e a nós, professores. A felicidade esteve presente. Após as apresentações, foi muito legal ver os alunos conversando com os professores, todos bem animados e com a certeza de ter ido muito bem”, pontuou a coordenadora.
 
Parabéns, alunos e professores! Que o amor continue agindo!