1º EM conclui Nós e o Estado com votação de projetos de lei criados em sala de aula
30 de junho de 2020
O Projeto Nós e o Estado deste ano foi encerrado no sábado, 23, com a escolha do projeto de lei criado pelos alunos que será enviado à Câmara dos Deputados. Com a maioria dos votos, as turmas decidiram pelo projeto “Educação sexual em todas as escolas públicas e privadas do Brasil”.
“Para criação do projeto, cada grupo pensou em uma causa que achava que precisava de uma mudança e criou uma ideia para melhorar os problemas em questão. Depois do desenvolvimento da ideia, os grupos transferiram os principais pontos e a justificativa para o modelo do projeto de lei disponível. Por fim, aconteceu a apresentação dos projetos e a votação do melhor”, explicou a aluna Luana Abbehusen.
Outros temas levantados foram o incentivo fiscal para médicos em pequenas cidades, reeducação sustentável e ambientalista no país, redução do uso de plástico e incentivo à arte, cultura e história nacionais.
Desenvolvido em parceria pelas disciplinas de Filosofia e Sociologia, com o professor Jailon Gama, e Geografia, nas aulas do professor Fábio Mutti, o Nós e o Estado tem como principal objetivo aproximar os estudantes da política de Estado e de todos os seus desdobramentos na sociedade.
Ao longo do ano, as turmas debateram temas como a origem do estado moderno ocidental, as correntes políticas e filosóficas que deram corpo a esse Estado e os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de questões sociais atuais.
Outra etapa do projeto é a ida a Brasília, quando os alunos visitam o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal de Justiça (STF), o Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado, a Câmara dos Deputados, o Palácio do Itamarati e o Ministério Público, entre outros órgãos.