Pais e alunos do futuro 6º ano se preparam para novo ciclo com palestra e atividade de integração
30 de junho de 2020
Está chegando uma nova fase para os alunos do 5º ano! Em 2020, a turma vai dar início ao Ensino Fundamental – Anos Finais. O período traz muitas mudanças. Mais disciplinas, mais professores, mais responsabilidades. Para saber mais sobre o ciclo, se preparar para a transição e conhecer os colegas recém-chegados, pais e alunos vieram ao Anglo na quarta, 4, para uma série de atividades.
No auditório, o grupo foi recebido pela coordenadora do EFAF e uma de nossas diretoras, Selene Dias. Ela deu as boas-vindas a todos e passou a palavra para a coordenadora do Departamento de Línguas Estrangeiras, Patricia Atahides, que mostrou as possibilidades de idiomas para o ano que vem. Além do Inglês, os alunos irão cursar mais uma língua. Eles poderão optar entre Espanhol, Francês e Mandarim. “É preciso que todos pensem bastante porque o idioma escolhido no 6º ano valerá até o 9º. Não é possível alterar”, pontuou Patricia.
São duas aulas semanais de 50 minutos. Nem sempre os alunos saem fluentes, mas eles são preparados para realizar os exames de certificação dos três idiomas: DELE e o CELU (Espanhol), DELF (Francês) e HSK (Mandarim). Para que os alunos possam vivenciar melhor o idioma escolhido, Patricia sugeriu aos pais que, sempre que possível, envolva a língua nas atividades cotidianas. “Filmes, revistas, livros, músicas, viagens, visita a bibliotecas, participação em atividades culturais. Tudo isso colabora com o aprendizado”, afirmou a coordenadora.
Transição – No segundo momento, as crianças foram até a quadra participar de dinâmicas de integração orientadas pelo professor de Educação Física, Marcel Moron. Os alunos da casa e os recém-matriculados se divertiram juntos e já puderam conversar, encontrar gostos em comum e se familiarizar.
Enquanto isso, a professora de Língua Portuguesa, Lina Passos, conversou com os pais sobre o processo de transição. “A saída do EFAI para o EFAF traz um processo enorme de metamorfoses e vocês já vêm percebendo isso. Nessa transição, cada aluno é um aluno, cada sujeito tem sua subjetividade”, pontuou Lina.
A professora falou sobre alguns dos maiores medos enfrentados no novo ciclo segundo os próprios alunos. Muitos deles, os pais sequer imaginavam. As crianças ficam preocupadas em lidar com muitas disciplinas e professores diferentes, confundir os horários, têm receio de não fazer novos amigos e ter muitas tarefas escolares, por exemplo. “Um grande desafio é o sono. Eles chegam com cansaço, sonolência, e isso tem a ver com a rotina da família. Não podemos interferir, mas pedimos que olhem com atenção para esse aspecto”, disse.
Uma observação importante para os pais é sempre dialogar com a escola, e conversar sobre as dificuldades e questionamentos levantados pelos filhos. “Às vezes, as crianças têm uma percepção diferente do que aconteceu. Então, é essencial conversar com a escola para saber o que está acontecendo e contar como a criança se sente”, afirmou.
Prontos?! Que 2020 seja maravilhoso!