Vem aí o EM! Pais e alunos do 9º ano conhecem novo ciclo em encontro com diretoria e professores

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Vem aí o EM! Pais e alunos do 9º ano conhecem novo ciclo em encontro com diretoria e professores

Vem aí o EM! Pais e alunos do 9º ano conhecem novo ciclo em encontro com diretoria e professores

9 de novembro de 2020

Um dos momentos mais aguardados pelos alunos do 9º ano é a transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Em 2021, um novo ciclo escolar se inicia na vida deles e a etapa traz uma série de mudanças, algumas desafiadoras. Para conhecer melhor o EM e saber um pouco do que os espera no ano que vem, os alunos e seus pais participaram de uma reunião com a diretoria, coordenadores e professores do ciclo.

No encontro, que foi realizado através da plataforma virtual Zoom, a diretoria reafirmou que o projeto político-pedagógico do Anglo se mantém o mesmo, voltado para o desenvolvimento pessoal e acadêmico. “Olhamos cada aluno como um indivíduo. É importante falar isso porque é comum que, no Ensino Médio, a formação do sujeito-indivíduo seja deixada de lado e passa-se a valorizar muito o conteúdo, pensando nos processos seletivos. Essa é uma forma de pensar ‘pequena’ porque a aprovação é extremamente importante, mas a vida do aluno não acaba aí. Os desafios maiores ainda virão. Como escola, o Anglo pensa não apenas na preparação para os vestibulares, mas, também, na preparação como cidadão”, pontuou Débora Guimarães, uma de nossas diretoras.

As famílias também conheceram algumas das características próprias do Ensino Médio no Anglo, como trabalhar o conteúdo planejado em dois anos e meio. “O conteúdo do EM é muito extenso e a gente sabe que isso é cruel. Comparando com outros países, vemos que muitos assuntos que aqui os alunos veem no EM, lá fora eles só verão na faculdade. Muitas escolas trabalham esse conteúdo em dois anos. A gente opta por trabalhar em dois anos e meio porque, considerando nosso marco teórico, que é o Ensinar para a Compreensão, percebemos que é impossível que os alunos se apropriem de tanto conhecimento em apenas dois anos”, afirmou Débora.

Os coordenadores falaram sobre alguns dos nossos principais projetos, como o Nós e o Estado, realizado pelas disciplinas de Geografia e Filosofia no 1º EM aos sábados letivos. “É um projeto interdisciplinar que os alunos adoram e ficam muito empolgados. A ideia é articular os conteúdos das disciplinas relacionados à organização do Estado, à relação do indivíduo com esse Estado e à percepção das relações do homem com o espaço geográfico. Dessa forma, temos um projeto prático, interativo, no qual os alunos desenvolvem várias vivências, olham para a lei, para propostas de organização de uma sociedade. A gente quer que nossos alunos se tornem ativos, reflexivos, engajados, preocupados com os direitos humanos”, disse a coordenadora do Departamento de Ciências Humanas, Ana Paula de Camargo. Uma das etapas do projeto é uma viagem a Brasília, onde os alunos aprofundam as discussões da sala de aula e ampliam o olhar com novas experiências.

Outro momento importante para o EM é o Projeto de Orientação Profissional, promovido pelo Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) no 2º ano. Coordenado pela psicopedagoga Luzia Bacciotti, o projeto promove uma série de atividades, como bate-papos com pais e ex-alunos e visitas a instituições de Ensino Superior, para auxiliar na hora da escolha profissional. “O projeto visa mostrar aos estudantes a amplitude de possibilidades que existem no mundo do trabalho, ajudá-los a olhar para eles e afunilar essas opções. Alguns chegam com uma certeza absoluta do que querem fazer, outros chegam extremamente perdidos e isso é o mais normal possível”, contou Luzia. Uma das atividades é a viagem a São Paulo, onde os alunos conhecem faculdades e cursos.

Com a proximidade dos processos seletivos para as faculdades, os alunos também têm uma programação especial de simulados, para conhecer os estilos das principais provas, e a intensificação das aulas práticas de Redação. “No 3º EM, damos atenção às diferentes provas que eles vão enfrentar. O modelo de texto do ENEM é totalmente diferente da FUVEST e da Unicamp, por exemplo. No 2º ano, os alunos têm que produzir uma redação a cada 15 dias; no 3º, essa produção é semanal”, explicou a coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, Ananda Amaral.

Nos simulados, o Anglo é parceiro da Evolucional, uma plataforma de elaboração e correção de simulados. “É importante porque a prova do ENEM é corrigida pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), um sistema extremamente sofisticado que consegue saber se o aluno acertou no ‘chute’ ou se há coerência nas respostas, atribuindo pesos diferentes nas questões mesmo que dois alunos diferentes tenham os mesmos acertos”, explicou Débora. Após fazer as provas, os alunos e o Colégio recebem dados importantes que, além de permitir um comparativo com o desempenho de estudantes de todo o Brasil, também ajudam a planejar as próximas ações.

Prontos para o novo ciclo?! Vai com tudo, 9º ano, e conte conosco!