Em ano desafiador, Grêmio inova ampliando suas ações e unindo os alunos

Notícias

Em ano desafiador, Grêmio inova ampliando suas ações e unindo os alunos

Em ano desafiador, Grêmio inova ampliando suas ações e unindo os alunos

7 de dezembro de 2020

Num ano atípico como 2020, ser a voz dos colegas de sala foi uma tarefa ainda mais significativa e difícil. Mas, nossos representantes de turma fizeram a diferença com comprometimento, esforço e criatividade, e o Grêmio Estudantil Anglo-Brasileiro (GEAB) se destacou com grandes conquistas. Na semana passada, os integrantes do grupo e a coordenadora Eniara Figueredo se reuniram virtualmente com o Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) e a professora Ananda Amaral, que representou a Diretoria, para o encerramento das atividades deste ano.

Mesmo com o cenário incerto, a eleição para escolha dos representantes foi realizada de forma remota. Eleitos, os representantes se adaptaram à nova realidade e deram início às reuniões virtuais. Os aplicativos de troca de mensagens também apoiaram o trabalho e facilitaram a comunicação entre o grupo. “Nós usamos estratégias como as reuniões Zoom, e um grupo de mensagens, no qual dávamos algumas sugestões e nos comunicávamos. É claro que o distanciamento trouxe desafios, porém nós nos ajustamos e andamos em frente”, disse a aluna Mariana Cardoso, do 6º ano, que participou do Grêmio pela primeira vez. “Para mim, foi uma experiência muito interessante e boa. Não tive a oportunidade de ser representante no presencial, porém tenho expectativas e vontade de ter essa experiência”, contou.

A aluna Clara Tripodi, uma das presidentes, destacou que, este ano, o GEAB foi muito além do que costumava ir. “A gente se tornou mais que um braço administrativo do Colégio, nos tornamos um elo de união. O tempo inteiro discutimos como incentivar e motivar os alunos, abrindo espaços de conversas e planejando novas ações. Foi uma gestão muito mais empática. Nos preocupamos menos com questões administrativas e pensamos mais em como poderíamos fazer o outro se sentir melhor, se sentir acolhido, buscamos maneiras de incluir todos. Foi uma experiência transformadora para mim e me sinto muito orgulhosa de tudo que alcançamos”, afirmou Clara.

O GEAB não pôde realizar as ações de todo ano, como a organização da festa de Halloween, mas criou novas possibilidades dos alunos se encontrarem, como o Clube de Debates e o Fórum Falas Negras. “Mesmo que online, nós falamos de assuntos importantes e pudemos melhorar a oralidade”, ressaltou a representante Maria Fedulo sobre o Clube de Debates. Maria, que também foi representante de turma ano passado, comparou os dois anos. “Muita coisa mudou! Desde as demandas, que agora tiveram mais a ver com adaptação, horário de aulas, uso da câmera, etc, até os eventos e projetos. Uma coisa que senti muita falta esse ano foi a festa de Halloween. Mesmo assim, tentamos encorajar as pessoas a irem de fantasia para não perder o espírito, e eu mesma peguei meu robe, óculos redondo e varinha para dizer que Hogwarts também estava fazendo aulas online, rs!”, lembrou.

A professora Eniara também destacou a parceria com a turma do 5º ano, que possibilitou a doação de cestas básicas para a creche Casa da Luz, através do Projeto Social do Anglo. E, além de assumir novas funções, o GEAB continuou sendo o principal interlocutor entre os alunos e a escola. “Mantendo o Grêmio ativo e deixando a nossa realidade o mais próximo de como seria no presencial, tivemos a certeza que nosso trabalho não se perdeu e pudemos exercitar ainda mais a escuta e o compromisso com nossos colegas e nossa escola. Estão todos de parabéns! Muito orgulho de coordenar esse grupo de alunos que a cada dia faz a diferença dentro e fora de nossa escola. O Grêmio soma junto com a comunidade”, pontuou.

Parabéns, pessoal! 2021 trará novos desafios e temos certeza que nossos alunos estarão prontos para superá-los!