Marca de moda criada por ex-aluna é destaque em exposição em São Paulo

Notícias

Marca de moda criada por ex-aluna é destaque em exposição em São Paulo

Marca de moda criada por ex-aluna é destaque em exposição em São Paulo

8 de março de 2021

Felicidade é saber que, onde quer que a gente vá, sempre encontramos um ex-aluno brilhando e transformando o mundo ao seu redor de forma positiva. A história de hoje é da ex-aluna Alessandra Ferreira, que também é filha de uma de nossas diretoras, Veronica Ferreira. Alessandra estudou Design Têxtil na Inglaterra, criou uma marca de roupas, a Sissa, e está com uma exposição. “A arte da Moda – Histórias criativas”, organizada pelo Farol Santander, apresenta as relações entre a arte, moda e o desenvolvimento do trabalho de criação dos ateliês no Brasil e no mundo.

Ao concluir o Ensino Médio, Alessandra estudou Arquitetura em Salvador. Depois, foi para Londres realizar seu grande sonho de estudar Design Têxtil. Ela morou na Inglaterra por oito anos, e em Nova Iorque por quatro. Em seguida, mudou-se para São Paulo, onde a exposição está acontecendo. “Eu sempre desenhei toda a coleção da Sissa (@sissa.brasil). Tem estampas que eu desenho a mão. São roupas para mulheres que gostam de arte, gostam de peças especiais, produzida com materiais naturais”, afirmou.

A exposição tem um foco especial num projeto sustentável realizado pela Sissa em parceria com artesãs de Muquém, um bairro rural no sul de Minas Gerais. Todos os retalhos e resíduos de tecidos que sobram no trabalho do ateliê é levado para Minas, onde são transformados em tecidos novinhos e reaproveitados mais uma vez no ateliê da Sissa. A iniciativa evita o desperdício e, a melhor parte, gera renda para as mulheres que trabalham nos teares de Muquém. “São tecidos nobres, com bases naturais, estampas e cores exclusivas. Com o projeto, a gente consegue reaproveitar esse material e ajudar muitas mulheres dessa comunidade”, comemorou Alessandra.

Além do projeto no Muquém, a exposição recria o ateliê da Sissa, com desenhos, cadernos de pintura e peças de algumas coleções. E o trabalho da nossa ex-aluna divide espaço com peças da Dior, com uma coleção da empresa francesa Rhodia criada por estilistas brasileiros e outras peças históricas produzidas por grandes nomes da alta-costura no mundo.

Quer estiver em São Paulo, pode visitar a exposição a partir do dia 20 de março, quando a mostra reabre ao público, até 4 de abril, de terça a domingo, das 10h às 20h. O Farol fica na Rua João Brícola, no Centro de São Paulo, nº 24, 19° e 20º andar.