Projeto Social: 5º ano conversa com coordenadora da Casa da Luz para dar início às ações de 2021

Notícias

Projeto Social: 5º ano conversa com coordenadora da Casa da Luz para dar início às ações de 2021

Projeto Social: 5º ano conversa com coordenadora da Casa da Luz para dar início às ações de 2021

13 de abril de 2021

Na manhã desta terça-feira, 13, a professora Melina Endraos e sua turma do 5º ano, responsável pelas ações do Projeto Social no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (EFAI) recebeu Zaíra Lustosa, uma das coordenadoras da Creche Casa da Luz, para um bate-papo sobre a história da instituição e sua atuação durante a pandemia. “A proposta desse encontro foi apresentar a creche aos alunos, seu propósito e suas reais necessidades para, a partir de então, o 5º ano começar a planejar quais ações podem ser realizadas pelo Projeto Social ao longo de 2021”, explicou Melina.

Localizada no bairro de Canabrava, a Casa da Luz atende cerca de 100 crianças de 2 a 6 anos, e já é parceira do nosso Projeto Social. Antes da pandemia, as crianças do Anglo e da Creche se visitavam, brincavam juntas e compartilhavam experiências e conhecimentos. Com as restrições, o contato diminuiu, mas as trocas continuam.

Zaíra lembrou ao 5º ano as inúmeras dificuldades enfrentadas pelas crianças da Casa da Luz e por todas as famílias da comunidade. Ela relembrou o caso de uma criança da Creche que, por não ter acesso a itens de higiene bucal, precisou fazer tratamento de canal em oito dentes. “São crianças que não têm oportunidades, não têm acesso ao básico. Muitas vezes, elas acordam pela manhã e não têm o que comer. E a gente precisa encontrar formas de minimizar esse impacto”, disse.

Ela também explicou como a pandemia afetou o trabalho da Casa da Luz. As crianças têm acesso à Internet nos celulares das famílias, mas não participam das aulas em tempo real, como acontece no Anglo e em outras escolas. “As aulas são gravadas e enviadas todos os dias. Uma vez por semana, as famílias vêm buscar as atividades referentes a essas aulas e devolver as da semana anterior. Mas é difícil conseguir horários para as aulas porque algumas mães trabalham. Também há algumas famílias que não entendem a importância de o filho ter uma rotina de estudos. Não está sendo fácil, mas a gente não pode desistir”, destacou Zaíra.

Os alunos fizeram perguntas e, sensibilizados, alguns já queriam saber como fazer doações para apoiar o trabalho da Creche. E Zaíra adiantou que, seguindo os protocolos, é possível realizar um encontro virtual entre a gente e alguns alunos da Creche. Quanta ansiedade para esse momento e para conhecer as primeiras ações deste ano! Aguardem! Em breve, o 5º ano vai contar todas as novidades.