Em aula de Matemática, 7º ano debate Educação financeira com convidada empreendedora
Economizar dinheiro, comparar preços, investir, organizar as finanças. Parece papo de adulto, mas, aqui no Anglo, o assunto é tema dos alunos também. A professora de Matemática Ana Cláudia Sokolonski convidou a empreendedora e mãe Anglo Silvana Silveira para um bate-papo sobre educação financeira com as turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. “A ideia de estudar educação financeira é que os alunos possam aprender um pouco mais e usar esse conhecimento para a vida, começando agora, poupando e observando o que pode ser feito”, explicou Ana Cláudia.
Silvana mostrou aos alunos que falar de dinheiro é muito mais que discutir números, ganhos e despesas. Ela também destacou que ter uma vida financeira organizada não significa ter muito dinheiro. “Riqueza para mim é liberdade. Ter muito dinheiro não garante que você seja livre nem feliz. Riqueza, do meu ponto de vista, é ter recursos financeiros suficientes para realizar meus sonhos e ajudar outras pessoas”, ressaltou Silvana.
Outro ponto discutido foi a importância de estabelecer princípios básicos que irão nos ajudar em todos os campos da nossa vida: ser grato pelo que temos e estamos construindo, cuidar do que já conquistamos, ter paciência para ir em busca de nossas metas, ver o trabalho como algo bom e ajudar o próximo da forma que pudermos, seja doando itens ou nosso tempo. “Quando a gente fala de doação não estamos falando apenas de dinheiro. Estamos falando do nosso ombro amigo, do nosso tempo. E o que recebemos em troca é gratidão, lealdade e tantas coisas boas que nossa vida vai ficar muito melhor”, disse.
Silvana ainda deu dicas aos alunos de como economizar em casa, valorizando o trabalho dos pais e o que cada família pode proporcionar, e levantou reflexões nos alunos sobre como cuidar melhor da mesada, não se deixar influenciar pelas escolhas dos outros, formas de ganhar seu próprio dinheiro e a importância de investir em conhecimento. “Fazer um curso ou comprar um livro não vai te trazer dinheiro imediatamente, mas vai trazer conhecimento que você vai usar o resto da vida. Investir em conhecimento é o melhor que vocês podem fazer agora”, concluiu.
Obrigado pela conversa maravilhosa, Silvana!