Professor Dick Fraser e 7º ano conversam sobre papel social da fotografia em aula de Inglês

Notícias

Professor Dick Fraser e 7º ano conversam sobre papel social da fotografia em aula de Inglês

Professor Dick Fraser e 7º ano conversam sobre papel social da fotografia em aula de Inglês

8 de março de 2022

Fotografia é uma técnica que permite registrar imagens. Mas, será apenas isso? Não! Fotografia é arte e traz consigo infinitas possibilidades. Uma delas é ajudar pessoas. Os alunos do 7º ano estão discutindo nas aulas de Inglês da professora Simone Galvão como os fotógrafos podem usar suas habilidades para auxiliar o próximo, seja apenas um indivíduo ou uma comunidade. Simone aproveitou que temos um apaixonado por fotografia aqui no Anglo, o professor Dick Fraser, e o convidou para compartilhar suas experiências com os alunos.

Antes da visita do professor Dick, os alunos conheceram a história da americana Annie Griffiths, uma das primeiras fotógrafas femininas da revista National Geographic e uma das fundadoras do Ripple Effect Images, um coletivo que se dedica a documentar e divulgar iniciativas que visam melhorar a vida de mulheres e crianças. Com sua câmera, Annie viajou o mundo registrando um pouco de tudo. No vídeo que os alunos viram sobre o trabalho de Annie, ela pergunta “Quem precisa de fotos? Quem precisa de ajuda?”.

Dick também já fez viagens para fotografar. Uma delas foi com a Expedicionários da Saúde (EDS), um grupo voluntário de profissionais da saúde que leva atendimento médico especializado a populações indígenas que vivem geograficamente isoladas. Com o grupo, Dick viajou em 2012 para acompanhar e registrar a experiência da equipe e da população atendida na Comunidade Indígena Taracuá da Cachoeira, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. “Foi uma experiência maravilhosa. Minha única preocupação era fotografar!”, disse Dick.

Ele mostrou aos alunos algumas das imagens que fez: registros da rotina local, com as crianças indo para a escola de barco, a população indígena e seus costumes, a riqueza da fauna e da flora, além do dia a dia de atendimento no acampamento montado pela equipe médica.

Além de compartilhar essas vivências, Dick e os alunos também conversaram sobre o trabalho dos fotógrafos ao redor do mundo e como isso impacta na percepção que as pessoas têm sobre os fatos. Um exemplo bem atual e significativo está acontecendo agora, na Guerra da Ucrânia, onde vários profissionais estão trabalhando para mostrar ao mundo as imagens dos conflitos armados entre a Rússia e a Ucrânia e os desdobramentos do confronto sobre a Europa e sua população.

Que conversa importante e interessante! Obrigado, Dick! E vamos fotografar!