Feira das Ciências 2022 é lançada com peça escrita, dirigida e encenada pelos professores
É oficial! A Feira das Ciências 2022 começou! Para anunciar o projeto, nossos professores investiram num formato bem diferente das edições anteriores e mostraram que também têm talento para os palcos com uma peça teatral simulando o que realmente aconteceu em uma das reuniões da Comissão da Feira das Ciências. De maneira lúdica, dinâmica e com muito bom humor, o grupo explicou o que é o projeto e como ele vai acontecer este ano.
“A Feira das Ciências é um evento acadêmico, de caráter científico, que desenvolve a criatividade, a percepção de mundo e estimula a intervenção para a resolução de problemas”, explicou o professor Paulo Jorge. Em 2022, a Feira será para os alunos do 6º, 7º e 8º EFAF, e para as turmas do 2º ano EM, e a temática é bem ampla. “Podemos escolher qualquer tema, de qualquer área, desde que seja um trabalho de relevância socioambiental. O objetivo maior é que possamos criar um produto que, de alguma forma, resolva os problemas que se apresentam no dia a dia das pessoas”, ressaltou o professor Luiz Odizo.
Os alunos devem formar equipes com colegas da mesma sala e, de acordo com o tema escolhido para o projeto, convidar um professor orientador de qualquer área do conhecimento para acompanhar e ajudar durante todo o trabalho. “As equipes podem até escolher algum professor de outro nível, de outra série, ou alguém que nem é seu professor, mas o importante é que o orientador escolhido, de alguma forma, possa contribuir com o tema e a área de pesquisa escolhida”, pontuou a professora Alice Torres.
A professora Deiseane Fagundes explicou que nem sempre é possível formar equipes apenas com melhores amigos porque o grupo precisa ser eficiente e reunir pessoas com diferentes habilidades. “São amigos, mas não conseguem se concentrar quando estão juntos. Talvez não seja a melhor decisão. Lembrem-se, vocês precisam trabalhar por muito tempo em um mesmo projeto, o que vai exigir foco e compromisso”, disse Deiseane, enquanto os professores encenavam a correria que acontece na sala de aula quando os alunos começam a formar as equipes.
Serão cinco modalidades, cada uma com seu próprio regulamento:
Jovens conferencistas científicos: apresentação oral com uso de Power Point ou similar;
Experimentos científicos: exposição em estande com apresentação de banner;
Vídeo e Ciência: apresentação de vídeo, que pode ser um documentário, uma animação ou qualquer outro formato de interesse da equipe;
Criação de jogos: criação e apresentação de um jogo digital ou de tabuleiro;
Subjetividade científica: criação e apresentação de uma instalação artística.
Os regulamentos e outras informações importantes estão disponíveis para os alunos no GSA criado para a Feira das Ciências.
É isso, galera! Agora, mãos à obra e boa Feira!