Aluna de intercâmbio vence concurso de poesia no Canadá com homenagem à mãe
30 de junho de 2020
A aluna Maria Fernanda Reis, do 3º ano do Ensino Médio, que está em intercâmbio no Canadá, teve um de seus poemas premiados no OSSTF Student Achievement One Strong Woman. O texto “Fabiana”, escrito em inglês, é uma homenagem de Maria Fernanda a sua mãe, Fabiana. A cerimônia de premiação será realizada em março.
Maria Fernanda estuda no Anglo desde o 2º ano do Ensino Fundamental, e conta que teve seu primeiro contato com a poesia aqui: “Lembro que, no meu 8° ano, recebemos um cordelista na aula de Português e cada aluno teve que escrever seu próprio cordel. Escrevi sobre as estrelas e fiquei muito orgulhosa do resultado final. Depois disso, escrevi mais alguns textos em casa, mas, parei. Passei um bom tempo escrevendo somente prosa, porém, a semente da poesia já havia sido plantada”.
Ela voltou a escrever poemas no 1º EM e intensificou a prática no intercâmbio, com as atividades propostas pela professora de Inglês no Canadá, Ms. Meridyth Taylor. Maria Fernanda ganhou confiança e, hoje, compartilha seus poemas no Instagram (@sunshinenpoetry). A aluna gosta de escrever sobre suas experiências e percepções sobre o mundo. Seus temas preferidos são mudanças e crescimento, recorrentes na adolescência, e questões sociais, principalmente o feminismo, que foi a temática da competição.
Conta no Instagram na qual Maria Fernanda publica seus textos
A proposta do concurso era uma produção artística sobre uma mulher forte na vida dos participantes, que os inspirasse e incentivasse a seguir em frente. Maria Fernanda nem precisou pensar muito para saber sobre quem escrever. “Minha mãe é uma grande inspiração. Ela é uma pessoa forte, determinada, empática, independente, extremamente inteligente, divertida, amorosa, honesta… enfim, tudo o que eu quero ser! Como mãe, ela sempre foi surreal (a melhor, honestamente), priorizando meu bem-estar, minha felicidade e minha educação. Eu sempre quis que ela soubesse o quão grandes meu amor e admiração são, logo, quando soube do tema, ela veio automaticamente em minha cabeça. Eu vi o concurso como uma chance de mostrá-la o quão especial ela é, fazendo algo que eu amo”, disse.
Maria Fernanda e sua mãe, Fabiana
Além do papel da mãe como musa inspiradora, Maria Fernanda também ressaltou o ensino no Anglo como essencial para seu desenvolvimento como poetisa. A aluna ainda pontuou o quanto os professores foram importantes nesse processo, principalmente os de Português e Inglês. “A leitura e a produção textual de gêneros diversos sempre foram estimuladas pelos meus professores. A minha criatividade foi instigada e eu sempre me senti estimulada a ir além. O Anglo é um colégio que busca desenvolver não somente a excelência acadêmica, mas o lado humano de cada aluno. O colégio estimula para que você saia da sua zona de conforto e se coloque no lugar de milhares de pessoas, seja pelos livros diversos ou trabalhos sociais. O mais importante foi o desenvolvimento da minha visão de mundo. Eu sempre busco mostrar minhas opiniões na poesia e sei que muitas delas foram desenvolvidas no meu período no Anglo”, afirmou.
Estamos emocionados? Sim! Estamos felizes? Demais! Parabéns, Nanda! Desejamos que você continue escrevendo porque seus versos são lindos, cheios de força e sensibilidade.
Foto: Acervo pessoal