Alunos almoçarão no Colégio a partir do dia 16; Veja cuidados

Alunos almoçarão no Colégio a partir do dia 16; Veja cuidados

7 de agosto de 2021

A partir do dia 16 de agosto, nossos alunos, professores e funcionários voltarão a se encontrar no espaço físico do Colégio em tempo integral, entre as 7h e as 15h. Assim, o almoço será na escola novamente. No almoço, passaremos mais tempo sem máscara e fora da sala de aula. Por isso, devemos redobrar os cuidados e seguir direitinho as regras previstas no Protocolo de Segurança. Para detalhar essas regras e esclarecer dúvidas das famílias, o Anglo convidou o médico infectologista Antonio Carlos Bandeira para um encontro na manhã de sábado, 7 de agosto.

Dr. Bandeira ressaltou que o momento da refeição requer atenção extra porque a transmissão respiratória do vírus, através da fala, da tosse e de espirros, é a mais comum. “Até mesmo nas unidades de saúde houve muitos casos de transmissão na hora da refeição porque é um momento em que as pessoas relaxam em relação às medidas de proteção. A gente tira a máscara para comer, às vezes se aproxima de alguém que também está sem máscara para conversar, a distância tende a ser menor. Então, é um momento que requer medidas rígidas de segurança”, explicou.

No Anglo, os seguintes cuidados serão adotados no horário do almoço:

– Os horários de refeição serão espaçados e as áreas de alimentação serão delimitadas por sala de aula, evitando-se ao máximo o contato entre turmas distintas;

– No buffet, há barreiras de acrílico para separar os alimentos dos usuários. Também há barreiras de acrílico nas mesas, delimitando o espaço individual de cada aluno, professor ou funcionário;

– Os funcionários do refeitório respeitarão o distanciamento mínimo de 1 metro entre eles, usarão luvas, máscaras e face shield, além de continuar cumprindo com todos os protocolos de manipulação de alimentos;

– Todos os alunos, professores e funcionários deverão higienizar as mãos antes e depois das refeições. Para facilitar a tarefa, foram instaladas pias extras na área do refeitório;

– A retirada da máscara só é permitida enquanto o usuário estiver sentado e fazendo sua refeição. Nesse momento, a máscara deverá ficar guardada em um recipiente trazido pelo usuário, embrulhada em um guardanapo sobre a mesa ou pendurada nos ganchos colocados nas barreiras de acrílico;

– As bandejas e outros utensílios utilizados no almoço devem ser deixados na mesa. Se trouxer seu almoço de casa, você é responsável por retirar os utensílios da mesa ao terminar sua refeição;

– Lembramos que não será permitido o uso de geladeiras, microondas e tomadas. Quem trouxer o almoço de casa, deve optar por marmitas que mantenham a temperatura adequada da refeição.

Dr. Bandeira ainda destacou que, apesar dos casos de Covid-19 estarem em queda, é preciso continuar atento, ainda mais com a chegada da variante Delta ao Brasil. “Não podemos baixar a guarda, mesmo com o avanço da vacinação, e precisamos continuar seguindo o protocolo. As vacinas são eficazes contra todas as variantes, incluindo a Delta, mas essa variante tem uma alta taxa de transmissibilidade e vem causando problemas”, pontuou.

E atenção! Quem apresentar quaisquer sintomas relacionados ao novo coronavírus deve informar ao Colégio e permanecer em casa. O e-mail para comunicar sobre casos suspeitos ou confirmados é avap@anglobra.com.br.

Pedimos a todos que leiam o Protocolo de Segurança, disponível na Área de Pais e Alunos, e entrem em contato conosco quando houver qualquer dúvida. Vamos juntos vencer mais uma etapa desse grande desafio!