Alunos do 2º EFAI recebem autora Neide Cortizo para bate-papo sobre Salvador

Alunos do 2º EFAI recebem autora Neide Cortizo para bate-papo sobre Salvador

26 de setembro de 2022

Aprender fica muito mais gostoso quando a gente pode compartilhar nossos conhecimentos. Falando nisso, os alunos do 2º ano EFAI tiveram uma oportunidade muito rica: depois de ler o livro “Domingo na praça” com a tutora Ana Patrícia Bitencourt, a turminha encontrou Neide Cortizo, autora e ilustradora da obra, para tirar dúvidas e trocar impressões sobre a leitura.

Os alunos estão estudando sobre a história de Salvador, e esse é justamente o tema do livro de Neide. Na obra, Lia vai com seu pai à Praça Municipal e lá ela começa a conversar com personagens ilustres que vão narrando o surgimento e o desenvolvimento da capital da Bahia.

Os alunos fizeram muitas perguntas e Neide ficou impressionada porque as crianças perceberam vários detalhes em relação às ilustrações. “Ela mistura ficção com realidade para contar a história de Salvador. Então, Neide usa detalhes da arquitetura na história. Por exemplo, uma esfinge do Palácio Rio Branco e a estátua de Tomé de Souza viraram personagens. O historiador Cid Teixeira, com quem Neide trabalhou na produção do livro, também é personagem”, disse a professora Ana Patrícia.

Os alunos convidaram Neide para o bate-papo através de uma cartinha escrita pela turma. E foi com mais cartas, bilhetes e desenhos que as crianças agradeceram a presença da autora nesse momento tão especial.

Obrigado pela presença, Neide! Momentos assim são inesquecíveis e transformam o aprendizado.