Alunos do 5º ano exercitam Matemática com circuito de jogos e atividades
30 de junho de 2020
Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais estão aprendendo Matemática brincando! Estamos falando das Estações de Aprendizagem, uma atividade bem séria, mas tão divertida, que parece mesmo uma brincadeira.
Na proposta pedagógica, os alunos são divididos em grupos. Cada grupo, fica numa mesa, que chamamos de estações de aprendizagem. Cada estação propõe atividades diferentes que desafiam os conhecimentos da turma. “Algumas das situações didáticas oferecidas foram o Jogo da Velha da Multiplicação, um jogo de tabuleiro que exige estratégias de cálculo mental envolvendo as quatro operações [adição, subtração, multiplicação e divisão], e uma atividade que trabalhava com os conceitos de números, valores, classes e ordens”, disse a tutora da turma, professora Melina Endraos. Cada grupo fica, em média, 20 minutos em cada estação, e vai trocando de mesa ao final desse período.
“Acredito muito nesse tipo de proposta porque é uma situação didática potente que deixa a aula dinâmica. Os alunos fazem atividades diferentes dentro do conteúdo que vem sendo trabalhado em sala de aula e são provocados de várias formas, com intervenções e desafios diversos em cada estação”, destacou Melina.
E os alunos adoraram o jogo! A turma estava empenhada em participar de todas as atividades e motivada a adquirir conhecimento. “Foi uma forma diferente de aprender. Foi muito legal porque a gente aprendeu brincando. E a pró já disse que está planejando outras atividades assim”, contou a aluna Beatriz Mendonça. A colega Clara Luz concordou. “Tinha algumas atividades escritas, mas tinha muitos jogos. E não era apenas brincar só por brincar. Era brincar para aprender”, afirmou.
Mas não é apenas Matemática! Outras aprendizagens estão envolvidas na proposta. Melina destacou, por exemplo, que os alunos desenvolvem habilidades como o trabalho em equipe. “Tivemos muitas situações bacanas em que um aluno sentiu dificuldade e pediu ajuda ao colega. Eles trabalharam, de fato, em equipe. Foi uma aula muito proveitosa”, concluiu a tutora.
Fotos: Melina Endraos