Alunos do 9º ano dão início à jornada empreendedora em projeto de Ciências e Matemática

15 de março de 2023

O Aprendendo a Empreender já começou! O projeto, desenvolvido pelo 9º ano EFAF, faz os alunos vivenciarem todas as etapas da criação de empreendimento no setor de cosméticos, do planejamento das ações até a produção e venda dos produtos e distribuição dos lucros. Orientado pelos professores Carol Freitas (Ciências) e Wellington Marinho (Matemática), o projeto vai acontecer ao longo de todo o ano letivo.

O projeto consiste na criação de uma empresa que crie e venda produtos fabricados artesanalmente a partir de conceitos químicos e matemáticos. Alguns dos conteúdos das disciplinas trabalhados são matéria e energia, substâncias e misturas, átomos, tabela periódica, ligações químicas e matemática financeira. Os alunos também aprendem sobre empreendedorismo e desenvolvem habilidades ligadas ao trabalho em equipe, autonomia, liderança, organização e outras aprendizagens que seguem aplicando em diferentes situações ao longo da vida pessoal e profissional.

Cada sala será uma empresa. Os alunos poderão fabricar perfumes, sabonetes, hidratantes, álcool em gel e aromatizadores. Este ano, o projeto fará uma parceria com o Projeto Social do Anglo, na qual as empresas produzirão itens que serão doados a uma das instituições apoiadas pelo Colégio.

Entre as atividades do projeto, estão estudar os produtos e o público consumidor, angariar recursos para custear a produção a partir da venda de ações, fabricar os produtos selecionados, montar uma loja para comercializar a produção e prestar contas aos acionistas e à comunidade escolar.

Vamos ficar de olho e acompanhar cada fase do Aprendendo a Empreender. Desejamos sucesso aos nossos jovens empreendedores!