
Alunos e famílias do 5º EFAI e 2º EM se preparam para 2022 em encontros promovidos pelo Anglo
2022 já está aí! Para os alunos do 5º ano EFAI e do 2º ano EM o próximo ciclo vai ser cheio de novidades. Afinal, eles darão início a uma etapa diferente da caminhada escolar. A chegada ao 6º ano traz novas disciplinas, novos professores e novos procedimentos. Nossos pequenos estão entrando na adolescência e precisam conquistar mais autonomia e passar por muitas mudanças. Já o Terceirão é o ano mais desafiador e importante da vida dos alunos. Eles vão estudar mais, terão que lidar com a pressão de decidir o que farão ao concluir o ensino básico e já começa a bater a saudade do convívio diário com os colegas. Esta semana, o Anglo convidou os alunos e suas famílias para um bate-papo sobre o que os espera.
No encontro com o 5º EFAI, as famílias puderam entender melhor como funciona o ensino de Espanhol, Francês e Mandarim. “Os alunos escolhem um dos idiomas no 6º ano e segue tendo aulas do mesmo até o final do 9º ano”, explicou a coordenadora de Línguas Estrangeiras, Patricia Atahides. Com as aulas, eles têm contato com um novo idioma e aprendem sobre a cultura dos países falantes de cada um deles.
As famílias também puderam ouvir a professora de Português Lina Passos. Ela leu cartas escritas pelos alunos do 6º ano 2021 com recados e dicas das turmas de hoje para as do próximo ano. Em suas mensagens, com base em suas próprias experiências, as crianças tranquilizaram os colegas dizendo que o 6º ano não é nada assustador, mas é preciso estudar, não acumular matéria e se organizar bastante para se sair bem. “Nesse começo, a gente precisa ter paciência. Eles vão precisar desse tempo de organização porque é muita informação nas primeiras semanas. Também vamos precisar do diálogo, ouvir o que eles estão sentindo, sempre respeitando o percurso deles”, disse Lina.
Terceirão – A reunião com o 2º EM e suas famílias foi cheia de surpresas. Para começar, os alunos fizeram um “mico” especial para os pais e vieram fantasiados de acordo com as profissões que pretendem seguir. Teve profissional de Educação Física, instrutora de pilates, atriz, médico, procurador de justiça e muitos outros. Depois foi a vez dos pais e tutores do 2º e 3º EM surpreenderem. Com a ajuda das famílias, criamos um vídeo com fotos dos alunos em diversos momentos de seus percursos escolares e depoimentos de professores e profissionais que conviveram com as turmas ao longo dos anos. Não deu mesmo para segurar as lágrimas.
Os alunos também foram desafiados em um Kahoot! sobre as especificidades do 3º EM: as aulas começam uma hora mais cedo, às 7h; há avaliações-treino para os vestibulares todas as semanas; o uniforme escolar deixa de ser obrigatório; e o cafezinho é liberado.
Falando em preparo, em 2022 serão quatro Geekie teste, quatro simulados ENEM, um simulado Unicamp e um simulado Fuvest. As turmas também farão redações toda semana, além do Prep-Literário e do Prep-Anglo, que são programas de aprofundamento e revisões de todas as disciplinas.
Assim como no 6º ano, o segredo para se dar bem no Terceirão é se organizar, não acumular tarefas e estudos e não deixar de lado as atividades que dão prazer. Também é recomendado que os alunos desenvolvam um plano de estudos, e o Núcleo de Atuação Psicopedagógica (NAP) se disponibiliza para ajudar individualmente sempre que necessário.
Ano novo, desafios novos, mas podem contar com a mesma atenção e afeto de sempre. Bem-vindos a mais uma etapa!