Alunos mesclam produções ao vivo e gravadas em primeiro English Fest totalmente on-line

10 de novembro de 2021

Toda a comunidade escolar estava mesmo cheia de saudades do English Fest e, para compensar o ano passado, quando as apresentações não puderam ser realizadas, os alunos do 6º EFAF ao 2º EM capricharam e prepararam um evento criativo, divertido e, claro, repleto de tudo que vêm aprendendo nas aulas de Inglês. Em virtude da pandemia, o projeto foi totalmente adaptado para o formato virtual. As apresentações aconteceram ao vivo via Zoom e/ou foram previamente gravadas no Colégio e exibidas para as famílias.

A partir da leitura em Inglês das obras Oliver Twist (6º a e 7º ano), The adventures of Tom Sawyer (8º ano), Pride and prejudice (9º ano), peças de Shakespeare (1º EM), The catcher in the rye e 1984 (2º EM), os alunos criaram podcasts, noticiários, talk shows, jogos peças e muitos outros formatos nos quais falaram sobre os livros lidos e seus autores.

Alunos e professores foram desafiados a transformar o evento e as dificuldades não foram poucas, mas tudo deu certo. “Nós tentamos centrar no projeto, mesmo com pouco tempo para gravar. Conseguimos superar os desafios e eu gostei bastante do resultado. Gravamos o vídeo inteiro em tela verde e editamos no final, reunindo todas as cenas”, disse Yasmin Queiroz, do 2º EM.

Para Luana Soliani, do 6º ano, o vídeo foi a parte mais difícil e mais legal também. “Não conseguimos o auditório, então foi preciso gravar na sala de aula mesmo. Além disso, nosso dia de gravação caiu no Halloween, quando todo mundo foi fantasiado, e foi bem cansativo vestir a roupa do personagem e vestir a fantasia do Halloween, mas eu gostei da experiência de gravar.

Comentando o trabalho de um dos grupos do 6º ano, a professora Pierine Oliveira destacou algumas características da produção que é comum a todos os grupos, independente da série, afinal, aqui no Anglo os alunos são protagonistas. “Eu quero destacar que o roteiro foi escrito pelos alunos. Eles imaginaram tudo, fizeram coletivamente, ensaiaram bastante e tiveram muita paciência. Minha intervenção foi mínima. Então, todos estão de parabéns!”, pontuou Pierine.

E as aprendizagens num projeto como o English Fest vão muito além da aquisição de palavras e habilidades em outro idioma, como destacou Vitor Bahia. “O projeto foi bem interessante porque me preparou mais para a vida adulta e para o mundo lá de fora. Eu estava muito habituado a projetos que duravam meses, e esse foi um desafio tão tremendo porque não tivemos tanto tempo para preparar o script, gravar, editar e entregar um bom projeto final”, enfatizou o aluno do 2º EM.

Quem também destacou as diferentes aprendizagens do processo, como o fato de ter que lidar com a frustração de não fazer o English Fest com o qual estavam acostumados, foi a aluna Sofia Póvoas, do 9º ano. “Tivemos problemas para lidar com as nossas frustrações e com as frustrações dos colegas. Foi preciso uma longa conversa para administrar o que cada um estava sentindo e, depois disso, foi muito legal fazer esse projeto. A gente aprendeu a se comunicar melhor com os outros, como trabalhar em grupo e pensar como um time”, disse.

Ainda não sabemos como será o próximo English Fest, mas, se depender dos nossos alunos e dos nossos professores, vai ser imperdível!!! Parabéns para as turmas e para todo o Departamento de Inglês! Até ano que vem!