Anglo apresenta Novo Ensino Médio para pais e alunos do 9º ano

Anglo apresenta Novo Ensino Médio para pais e alunos do 9º ano

6 de outubro de 2021

O ano de 2022 está chegando e, com ele, muitas novidades para os alunos que estão dando início à etapa de conclusão da educação básica: vem aí o Novo Ensino Médio (NEM)! A alteração vai alcançar todas as escolas brasileiras e consiste em uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e possibilite aos alunos fazerem escolhas que os preparem melhor para as mudanças contemporâneas no mundo do trabalho e na vida em sociedade. O Anglo reuniu pais e alunos do 9º ano na manhã desta quarta-feira, 6 de outubro, para apresentar um pouco do que os espera em 2022.

“Esse Novo Ensino Médio surgiu porque o mundo hoje exige outras habilidades, outro tipo de profissional, que não é mais aquele que o Ensino Médio vem formando. O NEM veio para que o aluno saia da educação básica mais preparado para atender as demandas desse novo mundo. E já faz dois anos que nós estamos nos preparando, estudando e nos planejando intensamente para essa mudança”, ressaltou Débora Guimarães, coordenadora do Ensino Médio e uma de nossas diretoras.

A principal alteração é a implementação dos itinerários formativos, que vão reunir componentes curriculares de diferentes áreas do conhecimento. Em vez das 13 disciplinas que temos hoje no Ensino Médio, teremos apenas três disciplinas obrigatórias – Português, Matemática e Inglês – e as demais serão distribuídas de acordo com o itinerário escolhido pelo aluno.

No Anglo, serão dois itinerários formativos: o primeiro é Matemática, Ciências da Natureza e Eletivas Gerais, já o segundo é Linguagens e códigos, Ciências Humanas e Eletivas Gerais. Em vez das disciplinas tradicionais, os itinerários formativos serão estruturados por oficinas, núcleos de estudo, projetos e disciplinas, que irão trabalhar diferentes conteúdos. No 1º ano do Ensino Médio, os alunos terão acesso aos dois itinerários. A partir do 2º ano, eles optarão entre um ou outro.

A grande novidade nos itinerários é a inserção das Eletivas Gerais: Empreendedorismo social, Criatividade e inovação, Educação digital, Cidadania digital, Projeto de vida e Smart, que serão oferecidas em parceria com a plataforma Geekie. “O ideal é que os alunos possam transitar por essas Eletivas ao longo do EM. Quem ainda está muito preso às disciplinas tradicionais, pode imaginar que o que se discute nessas Eletivas é menos importante, mas todos os estudos filosóficos, sociológicos, econômicos estão apontando que essas aprendizagens são fundamentais para o futuro”, afirmou a coordenadora de Língua Portuguesa, Ananda Amaral.

Apesar de tudo ser ainda muito novo, o Anglo avalia que não haverá prejuízo para a formação dos alunos. Pelo contrário, haverá ganhos. Alguns pais também se manifestaram com otimismo sobre essa revolução no ensino. “Nossos filhos viverão mais de 100 anos. As profissões do futuro próximo, daqui a 20 anos, não existem hoje. É mais importante aprender a aprender do que reter conhecimento e informação, disponíveis na palma da mão em um celular. O ENEM é ainda uma realidade para a qual devemos preparar os jovens, mas estas Eletivas podem se revelar mais importantes para a vida do que os antigos conhecimentos formais”, disse o pai Francisco de Carvalho.

Quem também aprova as novidades é a mãe Tâmara Prado. “Estou muito feliz com as mudanças. Nós teríamos tido um Ensino Médio muito mais feliz se pudéssemos ter tido essas escolhas”, pontuou.

As mudanças virão e não serão poucas! E nós ainda vamos falar muito e esclarecer todas as dúvidas sobre o NEM. Acompanhe nosso site, nossas redes sociais e participe dos próximos encontros para saber tudo sobre o Ensino Médio a partir de 2022. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.