Ansiedade a mil! EFAF e EM conhecem equipes e começam preparativos para Torneio Acadêmico

Notícias

Ansiedade a mil! EFAF e EM conhecem equipes e começam preparativos para Torneio Acadêmico

Ansiedade a mil! EFAF e EM conhecem equipes e começam preparativos para Torneio Acadêmico

18 de abril de 2022

O Torneio Acadêmico (TA) vai acontecer este ano! Os alunos do 6º ano EFAF ao 2º ano EM, divididos em times que misturam todas as turmas, vão explorar seus potenciais e descobrir novos talentos e habilidades na competição mais animada do Anglo. O evento vai ser no segundo semestre, mas a Comissão Organizadora do Torneio Acadêmico (COTA) e os estudantes já deram início aos preparativos. As equipes estão formadas e o professor Jailon Gama foi convidado para um bate-papo sobre liderança com o grupo de líderes.

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS EQUIPES DO TA 2022

Jailon conversou com os alunos sobre os tipos de liderança e mostrou vantagens e desvantagens de cada uma. Existe a liderança autoritária, na qual o líder dita todas as regras; a liderança laissez-faire, em que o líder é praticamente ausente e oferece liberdade de decisão ao grupo; e a liderança democrática, na qual o líder envolve todo o grupo e divide responsabilidades. “A mais recomendada para o TA é a liderança democrática. A democracia não é a melhor forma de governo que já criamos, mas ainda é a que nos deixa mais próximos de nós como humanos. O líder democrático vai ouvir mais que falar, vai negociar, em comum acordo, como cada tarefa será realizada”, afirmou.

O professor pontuou ainda que o líder deve ser o grande motivador da equipe, ajudando o grupo a valorizar a qualidade de suas produções, identificando os potenciais de cada integrante e avaliando o processo. “O líder sabe o nome de todos os componentes da equipe e conhece o potencial de cada um. É importante que saibam o nome, a série e não subestimem ninguém. O líder é o primeiro a chegar e o último a sair. É cansativo, mas, no final, a satisfação pelo trabalho bem feito, pela missão cumprida, é bem maior que o cansaço”, ressaltou.

Para concluir, Jailon afirmou que o TA é um momento de aprendizagens. “Aprendemos errando, aprendemos refazendo. Ganhem pontos com esforço, com criatividade, de acordo com a capacidade de cada equipe e de forma legítima”, disse, destacando que nem sempre a equipe vencedora é lembrada, mas o que jamais é esquecido é a postura de cada grupo diante da competição.

Sucesso para todas as equipes! E não esqueçam: todos já entram no TA vencedores!